Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, II Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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CONHECIMENTO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MEDIDA DE VOLUME E CAPACIDADE
Ester Paula Corrêa Silveira, Alessandra Rodrigues de Almeida

Última alteração: 2021-09-03

Resumo


Pouco se discute sobre o ensino de medidas na Educação Infantil e, em especial, medidas de volume e capacidade são tópicos problemáticos em todos os anos escolares da Educação Básica. Um dos motivos para isso pode estar associado ao conhecimento do professor que atua nessa etapa educacional, pois existem aspectos do conhecimento que esses professores colocam em prática que são específicos, e diferente dos professores de outras etapas da educação. O projeto de pesquisa, discutido neste trabalho, está inserido no grupo de pesquisa e formação CIEspMat - Conhecimento Interpretativo e Especializado do professor de/que ensina matemática – e busca responder à pergunta “Que conhecimento especializado revelam professores que ensinam matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre os tópicos de medida de volume e capacidade?”. Esta investigação tem como perspectiva teórica o modelo analítico Mathematics Teachers Specialized Knowledge – MTSK, que dá embasamento para identificar e caracterizar esse conhecimento. Pautada na abordagem qualitativa, esta pesquisa tem como metodologia o estudo de caso. As informações serão coletadas a partir de Tarefas para Formação em um  contexto de formação, com sujeitos atuantes nas primeiras etapas da Educação Básica. Também serão utilizadas entrevistas semiestruturadas, videogravações dos encontros e produções dos professores a partir da implementação de tarefas para formação. As informações serão transcritas e analisadas de acordo com o modelo MTSK, considerando seus subdomínios, com foco em KoT (Knowledge of Topics) e KSM (Knowledge of the Structure of Mathematics). Esta pesquisa busca identificar o conhecimento especializado revelado por professores sobre medida de capacidade e volume. Espera-se que o conhecimento produzido por esta pesquisa contribua para ampliar as discussões teóricas a respeito da especificidade do conhecimento do professor que ensina matemática e para os processos de formação de professores que tenham tal conhecimento como foco.