Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, II Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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UMA ANÁLISE SOBRE OS CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PRESENTES NA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE DOURADOS/MS
João Pedro Piccoli, Adriana Fátima do Souza Miola

Última alteração: 2021-09-15

Resumo


O livro didático é considerado uma ferramenta bastante utilizada pelos professores das escolas do Ensino Básico no Brasil, possuindo uma diversidade de funções e abordando diferentes conteúdos, no que se refere ao componente curricular de Matemática. As coleções de livros didáticos contém um manual do professor no qual somente o professor tem acesso. Neste sentido, este projeto possui como objetivo identificar conhecimentos especializados para o ensino de geometria presentes na coleção de livros didáticos do Ensino Fundamental do município de Dourados/MS. A metodologia escolhida para este trabalho foi a investigação documental, centrada nos manuais do professor na coleção “Matemática Bianchini”, autoria de Edwaldo Bianchini (2018), para o 6º, 7º, º e 9º ano. A presente coleção foi escolhida após consulta a um representante da área de Matemática da Secretaria Municipal de Educação de Dourados – MS (SEMED), o qual informou que esta foi a coleção adotada pela maioria das escolas da rede municipal deste município. O eixo temático escolhido para investigação nestes livros foi Geometria, pois, segundo o mesmo representante, os alunos possuem maior dificuldade em compreender os conteúdos que envolvem estes, e a maioria das solicitações dos professores à Secretaria foi por formações envolvendo o ensino desse conteúdo. É interessante ressaltar que, segundo a BNCC, para os anos finais do Ensino Fundamental, o ensino de Geometria precisa ser visto como ampliação e consolidação das aprendizagens já realizadas nos anos iniciais. Por exemplo, o aluno deve ser capaz de reconhecer as condições necessárias e suficientes para obter triângulos congruentes e saber a aplicação deste conhecimento em demonstrações simples e assuntos cotidianos, contribuindo, assim, para a formação de seu raciocínio hipotético-dedutivo. Neste sentido, podemos destacar a habilidade EF07MA27, a qual cita que o estudante necessita reconhecer a rigidez geométrica dos triângulos e suas aplicações, como em construção de telhados e estruturas metálicas ou nas artes plásticas. A base teórica desta pesquisa será o grupo espanhol SIDM, coordenado pela Universidade de Huelva, o qual estudou teoricamente o Conhecimento Especializado do Professor de Matemática (2018), ampliando as ideias de Shulman (1986) e classificando-o em seis subdomínios principais: Conhecimento de Tópicos Matemáticos (KoT), Conhecimento da Estrutura da Matemática (KSM), Conhecimento da Prática Matemática (KPM), Conhecimento de Características da Aprendizagem de Matemática (KFLM), Conhecimento do Ensino de Matemática (KMT) e Conhecimento de Parâmetros de Aprendizagem da Matemática (KMLS). Ao estudarmos e analisarmos os manuais mencionados, classificaremos alguns dos trechos indicados pelos estudos do MTSK, evidenciando os subdomínios que mais se destacam nesta coleção. Compreender estes conhecimentos nos permite identificar as possíveis causas das dificuldades apresentadas pelos alunos ao estudar a disciplina de Matemática, em especial nos conteúdos de Geometria.

Palavras-chave: Livro Didático; Manual Didático; Conhecimento Especializado.

Palavras-chave: Livro Didático; Manual Didático; Conhecimento Especializado.