Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, II Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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ESTILOS DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Renata Gomes Oliveira Martins, Márcio Eugen Klingenschmid Lopes dos Santos, Talita Freitas dos Santos Mazzini

Última alteração: 2021-10-13

Resumo


Este trabalho apresenta um estudo sobre os estilos de aprendizagem dos professores de Matemática da rede pública de ensino do Estado de São Paulo.  Utilizou-se como ferramenta para coleta das respostas dos professores participantes o aplicativo Google Forms. Os dados, foram coletados, tabulados e analisados, gerando como resultado tabelas e gráficos que apresentam as preferências quanto aos estilos de aprendizagem deste grupo de professores de Matemática. Através dos resultados obtidos, é possível refletir se o ensino dos professores está em consonância com o material utilizado, bem como com o perfil das turmas em que os mesmos lecionam.  Por fim, conhecer também as preferências de estilos dos professores poderá proporcionar aos seus alunos a possibilidade de promover estratégias de ensino que potencializem sua aprendizagem. O objetivo desta pesquisa traçar o perfil dos participantes à luz da teoria dos Estilos de Aprendizagem de Felder e Silverman (1988) aplicado ao teste ILS (Índice de Estilos de Aprendizagem). Quais são estilos predominantes? Que considerações podemos fazer quanto aos estilos de aprendizagem dos professores de Matemática participantes? São estas questões que norteiam a constituição desta pesquisa.



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