Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, II Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO FINANCEIRA UMA ANALISE DOS LIVROS DIDATICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II ESCOLHIDOS PELAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE NAVIRAI-MS NO PNLD 2018
Marcio Brito Oliveira

Última alteração: 2021-10-20

Resumo


O presente trabalho se desenvolve a partir dos questionamentos sobre quais conhecimentos relacionados Educação Financeira (EF) podem ser identificados nos livros didáticos de matemática. Para isso, traçamos o seguinte objetivo: Analisar os tipos de conhecimentos abordados sobre Educação Financeira na coleção de volumes didáticos escolhido para o Ensino Fundamental do município de Naviraí-MS. Assim, a coleção didática escolhida pelo município para fazer análise foi a Coleção Teláris do Ensino Fundamental (anos finais). Utilizando o manual do professor para melhor entendimento das propostas do autor da coleção. Fora feito uma análise seguindo os Conhecimentos do Mathematical Knowledge for Teaching (MKT), propostos por Ball e seus colaboradores. Dessa forma, a pesquisa teve cunho qualitativo, onde o nosso foco foi analisar a obra como um todo, ou seja, os quatro volumes, trazendo a forma que a coleção apresenta os Conhecimentos do MKT, pontuando aspectos singulares importantes encontrados em determinado volume da coleção. De acordo com os conhecimentos de Ball e seus colaboradores entendemos que apenas o Conhecimento do Currículo (KCC) analisado pela perspectiva da Educação Financeira não foi identificado e que apesar de analisarmos os conhecimentos propostos por Ball e seus colaboradores estão relacionados de forma intrínseca.


Texto completo: PDF