Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, II Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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ENSINO DE GEOMETRIA UTILIZANDO MAQUETES: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Dihellen Thayze Moreira Cubas, Alessandra Querino da Silva, Luciano Antonio de Oliveira

Última alteração: 2021-09-03

Resumo


Esse trabalho tem por objetivo relatar uma experiência sobre a utilização de materiais manipuláveis e atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem de geometria. A atividade de ensino foi desenvolvida com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de Laguna Carapã, localizada em Mato Grosso do Sul. Os alunos foram convidados a construir maquetes, utilizando objetos de seu   cotidiano, como recipientes, embalagens vazias e demais utensílios e avaliar semelhanças e diferenças destes com os sólidos geométricos presentes no livro didático. O trabalho foi desenvolvido em grupos de cinco componentes, propiciando um ambiente de ensino baseado na argumentação, descoberta e imaginação. Os alunos tiveram a oportunidade de manusear e explorar os diferentes protótipos geométricos que foram construídos, com diferentes tamanhos e formas. O estudo proporcionou a todos, o estímulo do raciocínio lógico sobre como construir formas geométricas, das diferentes maneiras de concebê-las e de como podem ser utilizadas para visualizar ou representar partes do mundo real. Os discentes foram convidados também a localizar e resolver problemas presentes no livro didático, que estavam relacionados aos seus protótipos. A avaliação da atividade foi realizada pela observação do envolvimento do estudante e pelo seu desempenho em realizar as tarefas solicitadas. A partir dos resultados constatou-se que atividades lúdicas têm o potencial de motivar os estudantes e promover uma participação mais ativa e dinâmica na sala de aula. Além disso, a utilização de material manipulável promove maior exploração e avaliação no processo de ensino-aprendizagem. Para o docente, atividades interativas, como a apresentada aqui, também são atrativas, pois pode facilitar o processo de avaliação, a identificação de dificuldades de aprendizagem e, o mais importante, a oportunidade de intervir para saná-las em tempo útil.