Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, II Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS (TDs): UMA DISCUSSÃO A PARTIR DOS CURRÍCULOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE MATO GROSSO DO SUL
tatiane da silva alves, Adriana Fatima de Souza Miola

Última alteração: 2021-10-20

Resumo


Nesta pesquisa, objetivamos identificar como estão organizadas as disciplinas que abordam as tecnologias digitais nos currículos de licenciatura em matemática de Mato Grosso do Sul (MS). Adotamos como metodologia, uma abordagem qualitativa do tipo documental, cuja estrutura foi constituída por ementas dos 10 Projetos Pedagógicos Curriculares (PPCs) dos cursos de Licenciatura em Matemática das instituições públicas de MS. Analisamos minuciosamente quais eram as disciplinas obrigatórias ou não que citavam tecnologias digitais, a partir dessa análise extraímos as ementas, juntamente às informações referentes à carga horária e a nomenclatura de cada disciplina, o ano em que o PPC foi instaurado, entre outras informações. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo, a qual possibilitou a constituição de duas categorias de análise “Tecnologias Digitais para o ensino de matemática” e “O ensino de matemática com o uso das Tecnologias Digitais”, essas categorias se aproximam da teoria TPACK (Technological Pedagogical And Content Knowledge), proposto por Koehler e Mishra, no qual nos apoiamos para entender e descrever os tipos de conhecimentos necessários a um professor para a prática pedagógica efetiva em um ambiente de aprendizagem equipado com tecnologia. O que não podemos deixar de questionar é: Por que os cursos de Licenciatura em Matemática de MS têm disciplinas específicas para tratar das TDCs? Não seria interessante que todas as disciplinas abordassem a tecnologia na formação de professores, como a teoria do TPACK indica, perpassando as disciplinas ao longo do curso. Nesse sentido, destacamos a necessidade de formar o futuro professor de matemática em Mato Grosso do Sul, não apenas “para o” ou “no uso de” tecnologias, mas “por meio” das tecnologias. Debatendo as categorias, evidenciamos a necessidade de as Licenciaturas em Matemática tomem para si a responsabilidade de formar professores, contemplando conhecimentos associados ao desenvolvimento do processo de educação escolar básica. É importante ressaltar que nos PPCs mais recentes há uma maior aproximação da abordagem metodológica das disciplinas com o modelo TPACK, como são os casos do campus do Pantanal, do campus de Ponta Porã e do câmpus de Três Lagoas, ambos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, cujo PPCs foram elaborados em 2018. Nesse pressuposto percebemos que, da maneira em que as Tecnologias Digitais foram abordadas nas ementas das disciplinas dos cursos de Licenciatura em Matemática, ela objetiva compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, bem como práticas pedagógicas para que ocorra a aprendizagem. Esperamos que este estudo possa contribuir com o debate do currículo da formação inicial de professores e que ultrapasse o ensino, puramente técnico, no qual valoriza o ensino numa perspectiva de transmissão do conhecimento tendo como justificativa a construção do conhecimento científico.


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