Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, II Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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ESTUDO QUANTITATIVO DO DESEMPENHO DISCENTE ATRAVÉS DO PROJETO PRÉ-CALOURO E NIVELAMENTO DA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA EST/UEA.
Elainne Ladislau Ferreira Pereira

Última alteração: 2021-10-13

Resumo


Este projeto visa, através de estudo quantitativo, qualificar o nível do desempenho discente através de projetos de desenvolvimento proporcionados e fomentados pela Universidade do Estado do Amazonas. Muitos dos nossos discentes dos cursos de Engenharia têm certas dificuldades que ao longo do tempo faz aumentar a evasão e se obter um alto índice de reprovações nas disciplinas que demandam cálculo, a saber, nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear e Física. Então num primeiro momento em que sabemos das deficiências advindas do ensino médio, tal projeto recepciona os ingressantes com o curso de nivelamento contemplando assuntos como: Conjuntos numéricos, Números Reais e Operações Elementares, Equações e Inequações,  Funções de uma variável real, Noções de Trigonometria e Tópicos de Física Básica, revisando os principais assuntos já vistos no Ensino Médio e que serão de extrema importância para o andamento do Curso como um todo. A análise foi feita com recursos básicos da Estatísticas como Médias Aritméticas, Mediana, Moda e Gráfico de dispersão de dados e com o objetivo de verificar qual as principais deficiências que nossos ingressantes chegam até a Universidade. Os testes foram feitos com nível crescente de dificuldades e com questões diretas e outras com necessidade de resolução mais rebuscada. Além disso, houve um ''acompanhamento'' das turmas das Engenharias por professores que fazem parte do projeto, a fim de inspecionar o desempenho e indicação de orientações individuais através de agendamento ou mesmo de indicação aos projetos de monitoria das disciplinas em curso e, ao final, mesmo aos que apresentavam um bom desempenho nas resoluções feitas em sala e pelo menos 75% de frequência na disciplina e que não conseguiram alcançar a média, o professor os indicava a fazer o chamado PROVÃO, o qual era uma prova com questões objetivas a cerca de todo o conteúdo ministrado em sala de aula e feito pela equipe técnica de docentes do projeto, e àqueles que alcançassem 60% de acertos teria sua devida aprovação. Claramente tais medidas só puderam ser avaliadas por estarem sendo assistidos por professores orientadores do Projeto.

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