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CONHECIMENTO MATEMÁTICO ESPECIALIZADO DE PROFESSORES QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS NO TÓPICO DA MULTIPLICAÇÃO
Última alteração: 2021-09-01
Resumo
Compreendemos que é o conhecimento especializado do professor que sustenta sua prática e dá sentido a suas ações em sala de aula, e desta forma, se faz necessário um profundo conhecimento do tópico matemático que precisa ensinar. Nesta perspectiva, na multiplicação, conhecer os sentidos, os diferentes contextos capazes de evoca-los, os diferentes procedimentos de cálculo associados e as propriedades desta operação podem levar ao ensino provido de significados e não apenas apoiado em regras e evitando assumir o algoritmo como ponto de partida. Sabendo que a formação inicial não é suficiente para ampla abordagem deste tópico, esta pesquisa está inserida no grupo de pesquisa e formação CIEspMat – Conhecimento Interpretativo e Especializado do professor de/que ensina matemática – e busca responder à questão: Que conhecimento matemático especializado revelam professores atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no tópico da multiplicação? Esta investigação tem como perspectiva teórica o modelo analítico Mathematics Teachers Specialized Knowledge – MTSK (CARRILLO et al., 2018), que dá embasamento para identificar e caracterizar esse conhecimento. A coleta das informações ocorrerá a partir das produções e videogravaçoes obtidas numa sessão de formação, a ser realizada virtualmente na qual será implementada uma Tarefa para Formação. As informações obtidas serão objeto de análise a partir do MTSK em particular no subdomínio Knowledge of Topics (KoT) que se relaciona ao tópico matemático de forma específica, de modo a conhecer os procedimentos: como se faz, por que se faz assim; as características do resultado; as definições, propriedades e seus fundamentos; registros de representação e a fenomenologia do tópico: sentidos da multiplicação.