Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, II Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

Tamanho da fonte: 
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E SUAS METODOLOGIAS
Elisângela VICENTE PEREIRA

Última alteração: 2021-09-10

Resumo


Congresso Nacional de Educação

Matemática da Grande Dourados.

O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E SUAS METODOLOGIAS

Elisangela Vicente pereira.

elilolacadu@outlook.com

RESUMO

O presente trabalho teve como foco de estudo analisar o processo de alfabetização e suas metodologias em duas escolas do município do ensino público de Naviraí MS. Além de conhecer a prática e metodologia de professoras alfabetizadoras. Identificar as principais dificuldades sentidas pelo aluno no decorrer de seu processo de alfabetização. Identificar as intervenções didáticas das professoras alfabetizadoras frente às dificuldades sentidas pelos alunos. O processo de alfabetização é demonstrado pela História que o oferecimento da oportunidade do cidadão em aprender a ler e escrever (alfabetizar) é uma conquista recente, levando em consideração os milênios da História. Em nosso país o acesso à alfabetização (escola) é um direito constitucional, todos têm o direito ao acesso à educação, mas o grande desafio é definir quais metodologias de estudo é o melhor meio para fazer com que os educando aprendam de forma mais rápida, clara e consciente. Pode observar em pesquisa “in loco”, que as escolas (professores) tem liberdade e flexibilidade para usar as diferentes metodologias de alfabetização dos educandos, busca-se avaliar as necessidades dos diferentes alunos que compõe a classe de estudo e desenvolve meios de aprendizagem coletiva e individual, conforme a necessidade de cada educando.

Palavras - chave: Educação, Metodologia, Aprendizagem.