Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, II Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS ACERCA DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM AULAS DE MATEMÁTICA
Angela Vanessa Lima Alves Cezar, Lidiane Rodrigues Campêlo da Silva

Última alteração: 2021-10-13

Resumo


O ensino de Matemática, ao longo dos tempos, é objeto de críticas e reflexões tendo em vista a importância do conhecimento matemático para a sociedade como um todo. Aprender no contexto social contemporâneo pode assumir outras características que superam a tão questionada postura passiva diante do que deve ser estudado. Isto se deve as abordagens de ensino que estão sendo implementadas como tentativa de desenvolver, aprimorar e inovar o modo como as pessoas se relacionam e como os estudantes se relacionam com o conhecimento. Assim, objetivo geral desta investigação se constitui em analisar como as metodologias ativas podem contribuir no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Matemática. De modo específico, identificar fatores que possam colaborar no ensino-aprendizagem, através de novas metodologias de ensino e caracterizar a Metodologia Ativa na prática educacional. Trata-se de uma pesquisa exploratória associada ao estudo de caso com características empíricas, pautada na análise qualitativa de dados. Esta pesquisa teve como aporte um questionário online como instrumento de coleta de dados. Os sujeitos pesquisados foram 36 discentes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – Campus VII, na cidade Patos-PB. Diante dos resultados obtidos, constatou-se uma maior compreensão dos conteúdos ministrados, mesmo com a pouca utilização das metodologias ativas nas aulas da graduação. Destarte, esta investigação soma-se a outras tantas que diante dos dados amostrais sinalizam que a aplicabilidades desses métodos estimulam a participação, a interação, a motivação e um ganho de autonomia, contribuindo para minorar as limitações do ensino Tradicional da matemática.

 


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