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O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DE UM LIVRO DO PNLD
Última alteração: 2021-09-30
Resumo
O ensino de Matemática para crianças que estão iniciando seus estudos nas instituições educacionais é algo que provoca inúmeros questionamentos e inquietações por parte dos educadores que atuam com esse público. Para tanto, este trabalho tem como objetivo identificar e analisar como ocorrem algumas propostas educativas de Matemática apresentadas por autores didáticos e editores em um livro do Professor da Educação Infantil do PNLD (2019). Logo, a pesquisa efetivada é de caráter qualitativo, visto que, recorreu-se a essa abordagem, porque não se busca medir dados ou enumerar fatos. Ainda, é de cunho documental, pelo motivo do artefato sondado não ter recebido nenhuma análise, situação esta que a caracteriza como fonte primária (GIL, 2008). Assim, ao investigar essas tarefas percebe-se que o material didático apresenta atividades que se preocupam em desenvolver habilidades Matemáticas por meio de jogos e brincadeiras. Ainda, evidencia-se que o ensino de Matemática está buscando contextualizar vivencias do cotidiano. Portanto, conclui-se que as novas ideias e concepções estão adentrando os espaços educacionais pelos mais diversos recursos didáticos, entre eles o livro didático, pois se antigamente esses materiais eram carregados de atividades com exercícios descontextualizados, repetitivos e desprovidos de significados, hoje observa uma nova “postura”, a qual se preocupa com o conceito atual de criança e educação que está em voga.
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