Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, II Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

Tamanho da fonte: 
UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NA CONSTRUÇÃO DA TABELA TRIGONOMÉTRICA PAUTADO NA TEÓRIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
Italo Luan Lopes Nunes, Kátia Maria de Medeiros

Última alteração: 2021-10-13

Resumo


Neste relatamos a experiência de participantes de duas atividades, que ministramos na Escola Francisco Ernesto do Rego - PB para uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental no ano de 2019. Essas atividades tiveram origem do trabalho desenvolvido no âmbito do Programa Residência Pedagógica, da CAPES No subprojeto, da área de Matemática da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, Campus Campina Grande, intitulado A reflexão sobre a teoria e a prática como estratégia de aprendizagem para o ensino de matemática no estágio supervisionado, do qual fui membro. Tais atividades objetivavam utilizar a semelhança de triângulos para uma construção investigativa da tabela trigonométrica de ângulos notáveis, através do software de geometria dinâmica GeoGebra 2D, fundamentados na Teoria dos Registros de Representação Semióticas (TRRS). As atividades se deram de forma sequencial, no decorrer de três aulas de 50 minutos. Inicialmente, solicitando que os estudantes se dividissem em grupos de no máximo cinco participantes, e baixassem o GeoGebra 2D.            Em seguida, desenvolvemos com os estudantes as relações trigonométricas a partir de triângulos retângulos. E por fim, solicitamos que os grupos fizessem uma análise das alterações após a variação no controle deslizante, através do registro dos valores nas tabelas, e que os grupos apresentassem o que estava acontecem e argumentassem qual seria o motivo e, por último, desenvolvessem uma sistematização do conteúdo estudado. Constatamos no decorrer das atividades, que a utilização da semelhança de triângulos para uma construção investigativa da tabela trigonométrica dos ângulos notáveis, se mostrou como um grande potencial na construção de uma aprendizagem significativa.



Texto completo: PDF