Última alteração: 2021-10-19
Resumo
Este trabalho se refere a uma proposta de ensino de função polinomial do 1°. grau em conexão com arte e tecnología através de uma Atividade de Processo de Criação do Aluno (APCA) à luz da Teoría das Situações Didáticas (TSD). A APCA tem como característica principal o protagonismo do aluno, valoriza a sua criatividade, a partir da sua imaginação em um processo de abstração rumo a matematização. A ideia desta proposta surgiu a partir de resultados de pesquisa sobre o ensino de funções e, as dificuldades evidenciadas em relação ao conceito de função, no que diz respeito a linguagem matemática, a variável dependente, independente, dominio, contradomínio e imagem. Sendo assim, apresentamos neste trabalho uma proposta de um projeto piloto a partir do desenvolvimento de situações didáticas e adidáticas de modo que o aluno seja protagonista no proceso de ensino e aprendizagem e, estabeleça conexões entre Matemática, Arte e Tecnologia e, assim se aproprie da lei de formação, e do gráfico da função polinomial do 1°. grau a partir de sua própria criação.