Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, II Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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A CONSTRUÇÃO DO SABER DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO INÍCIO DA CARREIRA
DAIANA ESTRELA FERREIRA BARBOSA, Christianne Torres Lira Farias

Última alteração: 2021-09-29

Resumo


Consideramos a carreira docente marcada por fases com características e especificidades. Neste período, os professores são desafiados a experimentar diversos sentimentos e sensações, pois ocorre o confronto inicial com a complexidade real do exercício da profissão. O início da carreira compreende os três primeiros anos de docência (HUBERMAN, 2000). São anos decisivos na estruturação da prática profissional ocasionando experiências que poderão acompanhar o professor durante toda carreira. Diante do exposto, buscamos neste trabalho, dialogar sobre a construção do saber do professor de matemática no início da carreira. Para tanto, adotamos uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, tomando como referência os estudos de Tardif (2002) sobre o saber docente, assim como, os estudos de Huberman (2000) para ressaltarmos a fase inicial da carreira, fase esta, que consideramos relevante para construção do saber docente. Concordamos com Tardif (2002) ao afirmar que o saber é plural e temporal, sendo adquiridos no contexto de uma história de vida e de uma carreira profissional. Esses saberes são provenientes da formação profissional e de saberes disciplinares, curriculares e experienciais. Observamos, até o momento, a necessidade de maior fundamentação teórica acerca da construção do saber do professor de matemática no início da carreira, pois as relações adquiridas nesse período são importantes para compor a identidade profissional sendo parte indissociável do fazer docente.


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