Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, II Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

Tamanho da fonte: 
JOGOS PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Claudia de Oliveira Lozada, EWELLYN AMÂNCIO ARAÚJO BARBOSA, JACIARA DE ABREU SANTOS

Última alteração: 2021-09-29

Resumo


O ensino de probabilidade nos anos iniciais é previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), com foco nos conceitos de aleatoriedade e incerteza. Para a aprendizagem dos conceitos de probabilidade, Batanero (2001) recomenda a utilização de materiais concretos que possibilitem a experimentação, bem como a propositura da resolução de problemas. No entanto, há pouco material didático concreto voltado para o ensino de probabilidade nos anos iniciais e as práticas docentes na abordagem dos conceitos probabilísticos mostram muitas lacunas e fragilidades como apontam Samá e Silva (2020). Assim, este trabalho teve como objetivo apresentar materiais didáticos para o ensino de probabilidade nos iniciais do ensino Fundamental. Os jogos são recomendados para o 5º ano do Ensino Fundamental para se trabalhar o conceito de evento equiprovável, considerando as seguintes habilidades da BNCC (BRASIL, 2018, p. 292): “(EF05MA22) Apresentar todos os possíveis resultados de um experimento aleatório, estimando se esses resultados são igualmente prováveis ou não; (EF05MA23) Determinar a probabilidade de ocorrência de um resultado em eventos aleatórios, quando todos os resultados possíveis têm a mesma chance de ocorrer (equiprováveis)”.


Texto completo: PDF