Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, II Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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A METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O PAPEL DO PROFESSOR: UMA TRILHA DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DO CONSUMO CONSCIENTE
Sidney Leandro da Silva Viana, Felipe Miranda Mota, Claudia de Oliveira Lozada

Última alteração: 2021-09-01

Resumo


Neste trabalho apresentamos uma trilha de aprendizagem voltada para o 3º ano do Ensino Médio a partir da abordagem de um tema de Educação Financeira relacionado ao consumo consciente, o desperdício de água, tomando como base a metodologia de Resolução de Problemas (POLYA, 2006; MORAIS; ONUCHIC, 2014) com a finalidade de desenvolver a competência crítica acerca das situações que ocorrem no cotidiano. A trilha é composta por 3 atividades, que têm por objetivo possibilitar que o aluno perceba os impactos no próprio bolso em relação ao desperdício da água, isto é, como isso desequilibra as finanças do indivíduo. A proposição dessa trilha levou em consideração os aspectos voltados ao papel do professor em uma situação de ensino e aprendizagem, tomando como base o Contrato Didático concebido por Brousseau (1986) e os efeitos que podem ser gerados a partir da intervenção docente. Entre os Efeitos Perversos do Contrato Didático assentados por Brousseau (1986), podemos citar: o Efeito Topázio, o Efeito Jourdain, Deslize Metacognitivo, mau uso da Analogia. Em síntese, esses efeitos se resumem no fato de o professor resolver uma questão no lugar do aluno quando este apresenta dificuldade, acreditar que os estudantes irão chegar naturalmente a resposta esperada, substituição de uma noção complexa por uma analogia, colocar um comportamento banal do aluno como construção do conhecimento, entre outros. Em razão disso, apresentamos a trilha de aprendizagem nela esboçamos como o professor pode agir para que não recorra a falhas. A partir do referencial teórico citado anteriormente, elaboramos a trilha de aprendizagem para o 3º ano do Ensino Médio que consiste numa sequência de atividades que estimulem o aluno a investigar e propõe uma mediação assertiva do professor para não gerar muitas vezes efeitos indesejados como o efeito topázio em que o professor fornece a resposta ao aluno.