Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, II Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA DE MATO GROSSO DO SUL
Janaina de Souza Santos, Adriana Fatima de Souza Miola

Última alteração: 2021-10-19

Resumo


Resumo

Os documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz a Educação Financeira em um de seus temas transversais, que deve estar presente nos currículos da Educação Básica. A matemática financeira é uma das áreas de contribuição para a formação do cidadão em meio a sua comunidade, onde os professores podem conscientizar os estudantes a controlarem seus gastos e analisarem uma melhor saída para o não endividamento, desse modo contribuindo para o seu desenvolvimento econômico. Com isso, entendemos que o professor é um dos principais mediadores desse processo e deve possuir um papel fundamental na construção do conhecimento dos estudantes, e notamos que a formação desse profissional é de grande importância. Ao identificarmos as orientações referentes ao ensino do conteúdo que envolve a educação financeira para Educação Básica, nos propomos analisar a formação inicial de professores de matemática, pois a partir da mesma é que o docente tem a formação e oportunidade de conhecer meios para o ensino. Este trabalho tem por objetivo compreender de que modo a

organização do PPC/Matriz Curricular contribui para a formação da Educação Financeira do futuro professor de matemática. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo e análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (1977), buscamos pelos Projetos Pedagógicos dos Cursos das Universidades Públicas do Estado de Mato Grosso do Sul. Encontramos dez cursos de licenciatura em matemática nas seguintes instituições: Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) com um curso. A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) com seis cursos e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) com três cursos. Diante disso, dividimos a nossa investigação em etapas, os dados analisados foram obtidos por meio de uma busca nos sites das universidades públicas do estado de Mato Grosso do Sul, realizamos os downloads do Projeto Pedagógico de Curso – PPC de cada instituição. Buscamos pelas disciplinas que fazem parte da matriz curricular dos cursos de Licenciaturas em Matemática e procuramos por disciplinas de Matemática Financeira e Educação Financeira, coletamos as informações de suas ementas e categorizamos os dados. Dos cursos analisados, percebemos que na maioria dos casos a matemática financeira está estruturada de forma a mobilizar o futuro professor a resolver situações do mundo comercial, e pouco presente a perspectiva de formar professores para o exercício da educação financeira no ensino básico. Analisando as ementas, realizamos uma categorização, separando os tópicos que são voltados para uma formação no ensino básico e outra para o comércio. Com essa pesquisa pretendemos contribuir com a discussão sobre a importância da Educação Financeira nos cursos de licenciatura para formação de futuros professores de matemática e destacamos que a formação de professores deve atender a realidade do aluno, é necessário que as disciplinas que compõem as matrizes curriculares contribuam para esse exercício. Então o que propomos é que as disciplinas de Matemática Financeira e Educação Financeira possam fazer parte do currículo na formação inicial de professores dos cursos de licenciatura em matemática promovendo uma preparação dos futuros professores.

 

Palavras-chave: Educação Financeira; Matemática Financeira; Formação de Professores.


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