GT 1- GÊNERO E GERAÇÃO EM SOCIEDADES INDÍGENAS
Notas sobre sexualidades e modos de resolução de conflitos entre os Kaiowa e Guarani | |
Lauriene Seraguza |
OS AVANÇOS DAS MULHERES TERENA NO CAMPO DE REPRESENTAÇÃO SOCIOPOLÍTICO | PDF Trabalho Completo |
Lindomar Lili Sebastião |
GT 2- TERRITÓRIOS E TERRITORIALIDADES INDÍGENAS
RELAÇÕES SOCIAIS TERRITORIAIS ENTRE INDIGENAS E ASSENTADOS | Resumo Trabalho Completo |
Paulo Apolinario Bispo, Lauriene Seraguza |
GT 3- EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA EM SITUAÇÕES RESERVA, DE ACAMPAMENTO E DE RETOMADA
As casas de reza Kaiowá do Panambizinho: saberes indígenas e educação escolar | Resumo |
Ivanuza Silva Pedro, Maria Aparecida Mendes de Oliveira |
A EFETIVIDADE DO ACESSO DE INDÍGENAS À EDUCAÇÃO SUPERIOR E OS DESAFIOS PARA A PERMANÊNCIA | Resumo Trabalho Completo |
Maurício José Santos Silva, Eugenia Portela de Siqueira Marques |
EDUCAÇÃO INFANTIL INDÍGENA E AS LEIS QUE GARANTEM ESTE DIREITO | Resumo Trabalho Completo |
Renata Silva de Souza, Marta Coelho Castro Troquez |
GT 4- SAÚDE INDÍGENA
PLANTAS MEDICINAIS NA CULTURA GUARANI KAIOWÁ | Resumo |
Lucia Pereira, Lauriene Seraguza |
GT 5- DIREITOS INDÍGENAS E INDIGENISTAS
Estudantes Guarani e Kaiowá no Ensino Superior, Suas Vivencias e Relações. | Resumo Trabalho Completo |
Marta Soares Ferreira, Célia Maria Foster Silvestre |
GT 6- RITUAIS E PRÁTICAS RELIGIOSAS INDÍGENAS
VALORES DOS INSTRUMENTOS TRADICIONAIS RELIGIOSOS DOS KAIOWA | Resumo Trabalho Completo |
Jesus Souza |
REPRESENTAÇÕES INDÍGENAS NO PNBE 2014 | Resumo |
Kelly Mara Soares Dornelles |
GT 7 - MOVIMENTOS INDÍGENAS
ENSINO DE LINGUAGENS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLA INDÍGENAS. | Resumo |
Janete Souza, Adriana Oliveira de Sales |
GT 8 - REGIME DE CIRCULAÇÃO DE SABERES INDÍGENAS
Sentidos: (des) encontros e encontros na invisibilidade dos saberes vivente / vidente em espaços ameríndios | Resumo Trabalho Completo |
Adma Cristina Salles de Oliveira, Luciene Flores, Ana Mendes |
GT 9- ESTADO E POLÍTICA INDIGENISTA
POLÍTICAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE ACESSO E PERMANÊNCIA PARA ALUNOS INDÍGENAS AO ENSINO SUPERIOR EM MATO GROSSO DO SUL | Resumo |
Viviane Scalon Fachin |
GT 10- METODOLOGIAS EM PESQUISA EM ETNOLOGIA INDÍGENA
Metodologias utilizadas na pesquisa com crianças kaiowá no bairro Vila Cristina/Tujú Puytã, em Amambai/Mato Grosso do Sul | Resumos |
Josimara dos Reis Santos, Beatriz Landa |
GT 11 - DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS
Entre a resistência e o extermínio: a luta dos Guarani e Kaiowá no Mato Grosso do Sul pela demarcação das terras. | Resumo |
Frederico Lambertucci, María Gabriela Guillén Carías, Judite Stronzake |
As Demarcações de Terras Indígenas: um olhar nas páginas do jornal O Progresso. | Resumos |
Lélio Loureiro da Silva |
O PROTAGONISMO TERENA NA LUTA PELA TERRA AO LONGO DO SÉCULO | Resumos |
Rosalvo Ivarra Ortiz, Ane Caroline dos Santos, Noêmia dos Santos Pereira Moura |
SOBRE A PARTICIPAÇÃO DE JOVENS INDÍGENAS GUARANI E KAIOWÁ NOS PROCESSOS DE (RE)OCUPAÇÃO TERRITORIAL: ALGUNS APORTES PARA O DEBATE | Resumos Trabalho Completo |
Rosely A. Stefanes Pacheco, Gilmar Ribeiro Fernandes, Tiago Fernando Aquino Soares, Carlos Gabriel Stefanes Pacheco |