Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, I Seminário Internacional Etnologia Guarani: diálogos e contribuições

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A EFETIVIDADE DO ACESSO DE INDÍGENAS À EDUCAÇÃO SUPERIOR E OS DESAFIOS PARA A PERMANÊNCIA
Maurício José Santos Silva, Eugenia Portela de Siqueira Marques

Última alteração: 2016-10-28

Resumo


Pesquisas apontam que o acesso de indígenas no cenário da educação superior tem crescido ano após ano, acredita-se que tal crescimento efetivou-se pela universalização do ensino fundamental e médio e das ações afirmativas voltadas para o ingresso e permanência nas universidades. Baseada em pesquisas bibliográficas e documental buscou-se compreender quais os caminhos traçados pelos indígenas ao longo de aproximadamente um século de educação formal e o recente acesso à educação superior, assim como as ações afirmativas ofertadas no Estado de Mato Grosso do Sul (MS), especificamente no município de Dourados – MS, visto que a cidade conta com aproximadamente 15 mil indígenas e duas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas além de um Centro Universitário privado que proporcionam uma grande oferta de vagas para cursos de graduação em diversas áreas. O presente trabalho busca relacionar alguns programas e ações afirmativas ofertados aos estudantes indígenas na educação superior pelas IES e por outros organismos governamentais ou não governamentais a fim de favorecer a permanência destes nos cursos de graduação até sua conclusão e o processo de ressignificação identitária, uma vez que os indígenas deixam suas comunidades de origem, adentram no ambiente universitário e constantemente são desafiados a demonstrar sua capacidade intelectual, sua cultura e seu pertencimento étnico.

PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO INDÍGENA; IDENTIDADE; AÇÃO AFIRMATIVA.


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