Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, I Seminário Internacional Etnologia Guarani: diálogos e contribuições

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Educação tradicional dos guarani (tekoha Pirajui) na fronteira entre Paraguai e Brasil, MS
Wagner Duran

Última alteração: 2016-10-25

Resumo


Objetivos:  relatar os conhecimentos próprios de minha educação tradicional guarani buscar uma relação positiva sem negar a importância que nós temos na educação; a educação tradicional guarani existi, tem importância é um instrumento que o povos guarani não pode esquecer. Os alunos indígenas possa saber, fazer, usar na casa e na escola.

Resumo e metodologia: A pesquisa realizado por mim, a preocupação da nossa educação a principio, sumiu, foi esquecida pela família. A educação de uma criança recebe na gravidez da mãe, mãe, pai já conversava com o filho (a), depois de nascer recebe a educação dentro da casa o que pode fazer, comer, mexer, falar a mãe acompanha mais a dia a dia com o filho(a)   (ani reguapy oga rokeme, ani reguapy tata´y arí, ita ari; realizei a minha entrevista com meu jaryi, tamõi). Levei tempo para conquistar a confiança dos mais velho(a), foi cedo as 4 horas da manhã para tomar chimarrão, tereré ouvir o conselho deles, enfrentei dificuldade mas sempre fui bem recebido porque carrego a palavra da minha mãe, pai o carinho respeito que tenho na minha educação própria para ter vida segura. Agradeço aos pais, mãe, vovó, avô por ter me ensinado passaram este conhecimento pra mim; a educação de uma criançã já recebe na gravidez da mãe até nascer: 1-desenvolver uma brincadeira com os alunos; como era as saudações antigamente.2-menino sauda o mais velho, menina sauda uma idosa; escrever em guarani as saudações e desenhar em Quadrinho, traduzir em português depois apresentar. Observar e análise a atividade de pesquisa, entrevistada (o) sobre a educação tradicional indígena guarani. Os alunos indígenas devagar fazem o trabalho de pesquisa para produzir um livrinho: como era o ensino de uma criança dentro de casa ou o ensino educação dado pelos pai e mãe. Observar o trabalho de pesquisa o grupo todos participa, primeiro dialogar sobre o tema da pesquisa:  grupo de três alunos ou Quatros e começar a pesquisa cada um dos pesquisem e relata o trabalho. Fazer cartaz e apresenta a pesquisa coletada pelos grupos em sala de aula na escola indígena aos colegas. Questionar os alunos sobre a pesquisa trabalhado e os colegas perguntem se ainda praticam a educação tradicional em casa na vivência de dia adia ou não praticam mais. Depois de terminar o seminário debate com os alunos sobre o trabalho que fizeram aprenderam algumas coisas como se sentiu na hora de entrevistar uma pessoa idosa(o) é importante a nossa educação guarani, instrumento que Deus nos deu um símbolo espírito de força da família.

Palavras-chave: Educação Escolar indígena, infância, guarani



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