Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, I Seminário Internacional Etnologia Guarani: diálogos e contribuições

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O ENSINO DAS LINGUAGENS NA ESCOLA INDÍGENA DE JAPORÃ, MS
André Centurion, Adriana Oliveira de Sales

Última alteração: 2016-10-25

Resumo


Essa comunicação tem como objetivo apresentar minha experiência no estágio de observação na área de linguagens da Licenciatura Intercultural Indígena –Teko Arandu. As observações foram feitas na Aldeia Porto Lindo, MS. Nessa aldeia, são aproximadamente 1200 alunos matriculados na rede municipal de ensino. Nesse sentido, as observações puderam mostrar o trato que se tem dado ao ensino de línguas de uma forma geral, a língua indígena e a língua portuguesa. Também artes e educação física. Fazendo e demonstrando esse diagnóstico poderemos conscientizar os alunos a preservar e fortalecer a cultura e a nossa língua materna, buscar identificar possíveis alternativas de superação e resistência na condução da ação de alfabetização na língua indígena guarani ñandeva ; e no melhor trato com a língua  nos anos finais do ensino fundamental e ainda, como podemos melhorar o ensino de língua portuguesa como segunda língua, das artes e educação física.

Palavras-chave: Educação escolar indígena, ensino de línguas , Língua Indígena, Língua Portuguesa.


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