Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, I Seminário Internacional Etnologia Guarani: diálogos e contribuições

Tamanho da fonte: 
ENSINO DE LINGUAGENS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLA INDÍGENAS.
Janete Souza, Adriana Oliveira de Sales

Última alteração: 2016-10-25

Resumo


Essa comunicação tem como objetivo apresentar minha experiência no estágio de observação na área de linguagens da Licenciatura Intercultural Indígena –Teko Arandu. As observações foram feitas na Aldeia de Dourados, MS. As observações puderam mostrar o trato que se tem dado ao ensino de línguas de uma forma geral, a língua indígena e a língua portuguesa. Também artes e educação física. Fazendo e demonstrando esse diagnóstico poderemos conscientizar os alunos a preservar e fortalecer a cultura e a nossa língua materna, buscar identificar possíveis alternativas de superação e resistência na condução da ação de alfabetização na língua indígena ; e no melhor trato com a língua  nos anos finais do ensino fundamental e ainda, como podemos melhorar o ensino de língua portuguesa como segunda língua, das artes e educação física.

 

Palavras-chave: Linguagens, Escola Indígena, Ensino de Línguas


Texto completo: Resumo