Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, I Seminário Internacional Etnologia Guarani: diálogos e contribuições

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Metodologias utilizadas na pesquisa com crianças kaiowá no bairro Vila Cristina/Tujú Puytã, em Amambai/Mato Grosso do Sul
Josimara dos Reis Santos, Beatriz Landa

Última alteração: 2016-10-26

Resumo


O artigo demonstra as metodologias utilizadas em minha pesquisa de mestrado, cuja finalidade é compreender o processo de socialização de crianças Kaiowá que se encontram em contexto urbano no bairro Vila Cristina, na cidade de Amambai, estado de Mato Grosso do Sul. Inicialmente discuto metodologias clássicas da antropologia, como a observação participante, a produção de diários de Malinowski (1984), o exercício do olhar, do ouvir e do escrever de Cardoso de Oliveira (2006) e a utilização de recursos tecnológicos Mauss (1993), com a intenção de evidenciar que essas metodologias são fundamentais, mas as pesquisas com crianças exigem metodologias específicas para apreender a compreensão destas sobre seu ambiente de vida.   Busca-se apresentar os recursos metodológicos que se mostram necessários e aos mesmo tempo vão sendo incluídos na pesquisa e são decorrentes de técnicas desenvolvidas e utilizadas por antropólogos/as  precursores neste tipo de temática como Margareth Mead e Ruth Benedict. A contribuição destas antropólogas nesta temática ocorreu através da utilização de desenhos e da interpretação que as crianças estabeleciam sobre os mesmos, recursos ainda importantes nas investigações atuais. Além disso, foram utilizados também a produção de redações, diários, fotografias, entrevistas, com a contribuição das crianças em decisões sobre o resultado final da investigação como os nomes com os quais seriam identificadas, e que se mostraram importantes na produção de dados, e que estão consagrados em estudos contemporâneos produzidos por pesquisadoras como  Conh (2010), Flávia Pires (2007) e Kramer (2002). A compreensão de como ocorre o processo de socialização das crianças kaiowá da vila Cristina, que circulam por variados locais na cidade, na periferia e na reserva indígena que se localiza próximo, se valeu das metodologias apresentadas acima, que contribuíram na evidenciação de como produzem, reproduzem, dialogam, avaliam e interpretam as situações vivenciadas, no bairro em que residem.

Palavras-chaves: Metodologia com crianças indígenas, crianças indígenas, Kaiowá.


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