Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, I Seminário Internacional Etnologia Guarani: diálogos e contribuições

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Etnografia das crianças Kaiowá da aldeia Laranjeira Ñanderu: a importância do território para a retomada das práticas culturais
Jéssica Maciel de Souza, Antonio Hilário Aguilera Urquiza

Última alteração: 2016-10-28

Resumo


O presente texto é fruto de pesquisa de mestrado (PPGant/UFGD) em andamento, e tem como proposta apresentar o esboço de um estudo etnográfico sobre e com crianças Kaiowá em situação de acampamento na região sul do Estado de Mato Grosso do Sul, especificamente na aldeia Laranjeira Ñanderu, localizada no município de Rio Brilhante/MS. Esta proposta busca mapear e entender as relações estabelecidas com a terra, conhecer as violências sofridas pelas crianças Kaiowá e a relação destas com o meio em que vivem, e a atual retomada das práticas culturais. Essas crianças passam por situações de conflitos antes e durante o processo de retomada da terra, estabelecem processos de aprendizagem, dentre elas, a aprendizagem da própria cultura, a qual os indígenas chamam de retomada cultural.  Encontram-se em situação de grande precariedade em termos de garantias de direitos: sofrem com a falta de condições de saúde, educação, alimentação e, passam por um constante processo de aprendizagem, ou seja, as crianças seguem aprendendo, recebendo ensinamentos dos mais velhos em relação às práticas culturais Kaiowá. O objetivo desta pesquisa é conhecer e descrever este universo das crianças indígenas que vivem em situação de acampamento e fazer uma etnografia do seu cotidiano, conhecer os caminhos percorridos por elas dentro deste ambiente, observando e destacando as mesmas como produtoras de conhecimento.

Palavras-chave: Território; Situação de Acampamento, Retomada, Crianças Kaiowá.


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