Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, I Seminário Internacional Etnologia Guarani: diálogos e contribuições

Tamanho da fonte: 
O PIBID INTERDISCIPLINAR NA ALDEIA GUAPO`Y - AMAMBAI
Algacir Amarília

Última alteração: 2016-10-25

Resumo


O presente trabalho pretende apresentar ações desenvolvidas através do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência – PIBID, Subprojeto Interdisciplinar, UEMS de Amambai, referentes ao período de 2014 a 2016, na Escola Municipal Mbo´eroy Guarani Kaiowá na aldeia Amambai (Guapo’y), Amambai- MS, com estudantes de ensino fundamental do 9° ano. Essas atividades aconteceram nas aulas de História, envolvendo acadêmicos do curso de Ciências Sociais e História, tornando efetiva a proposta do PIBID interdisciplinar. O projeto propõe trabalhar temas relacionados à vida na aldeia, ao território e à territorialidade, à história da educação escolar indígena, educação indígena. Favorece um olhar sociológico, antropológico e histórico sobre a vida na aldeia Amambai (Guapo´y), através da escola. A comunicação pretende expor as atividades e os resultados alcançados em sala de aula. Estas atividades consistiram, entre outras, em elaboração de mapas, levantamento das histórias contadas pelos mais velhos e visita de antigos professores não-índios, que proporcionou entender a história da escola indígena e do nosso modo de vida – nhande reko.

Palavras-chave: Educação Escolar Indígena; Guarani e Kaiowá; PIBID; Interdisciplinaridade.

Texto completo: Resumo