Última alteração: 2016-10-25
Resumo
O artigo tem pressuposto de uso de palavras que resulta a interpretação e tem por como pesquisa teórico-empírico, com gancho biográfico do povo e interfaces sob o olhar alfabetização e letramento do povo, com arranjos histórico, filosófico, sociais,cuja a proposição de fortalecimento, revitalização e valorização do processos de ensino e aprendizagem na caracterização de conciliar a educação familiar e escolar do povo Guarani Kaiowa local;Bem como consolidar a manifestação, reconhecimento de cidadania no território com pratica da interculturalidade na perspectiva próprio e realidade do povo Guarani Kaiowá da Aldeia Limão Verde de Amambai. Ressaltar no contexto de múltiplas inteligências e saberes da pedagogia Indígena dos Guarani /Kaiowá, e de conceitos método de Paulo Freire e Psicogênes e interface interligado a dimensão da espiritualidade, cosmologia como elemento pratico para a alfabetização , letramento e domínio na Oralidade, leitura, escrita e interpretação. A educação no mundo Guarani e dos não indígenas de obter resultado de letramento, termos indicadores do sucesso das nossas crianças no principio Dogmática e cosmológica de resinificar o bem viver , bem-estar indicadores para o processo de ruptura de ensino tradicionais do sistema para inserção de novas pratica de ensino aprendizagem por transdisciplinariedade e interdisciplinar com isso enxergar a auto estima, para sobressair terra sem males na terra dos homem na aldeia.
Palavras Chaves: Pedagogia específicos-crianças Guarani/ Kaiowá –Alfabetização -ritos/ mito por incorporar kuatia Karai reko avaete