Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, I Seminário Internacional Etnologia Guarani: diálogos e contribuições

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II Mostra Cultural Guarani Nhandewa: estratégias de ensino/aprendizagem entre os Guarani Nhandewa num contexto de retomada entre os indígenas da TI Ywy Porã/Posto Velho
Leticia Fernandes

Última alteração: 2016-10-25

Resumo


A Terra Indígena Ywy Porã/Posto Velho localizada no município de Abatiá-PR, região Norte do Paraná é fruto de uma retomada realizada em 2005 pelos Guarani Nhandewa do antigo Posto do SPI, criado nas margens do Rio Laranjinha nas primeiras décadas do século XX, no contexto da frente de expansão agrícola na região, teve suas terras totalmente usurpadas por fazendeiros locais por volta de 1960. Desde a retomada, vivem nesse local que compreende 03 hectares (sem áreas agricultáveis) cerca de 80 pessoas (ou 18 famílias) que aguardam a demarcação desse território. Nesses 10 anos de retomada, a garantia da educação escolar tem sido um dos grandes desafios para os indígenas que residem nesse local, que enfrentam problemas relacionados desde a falta de infraestrutura na escola, equipamentos e contratação de funcionários. Apesar das adversidades enfrentadas, para garantir a oferta de uma educação escolar indígena diferenciada e que leve em conta os aspectos tradicionais da etnia, no final do ano de 2015, a organização e realização II Mostra Cultural Guarani Nhandewa: “515 anos de luta, 10 anos de história e nossos guerreiros continuarão”, numa parceria entre escola e comunidade, se constitui num exemplo de êxito da articulação de saberes tradicionais com a matriz curricular vigente. Realizada entre os dias 11,12 e 13 de novembro de 2015, o evento contou com um grande número de visitantes e durante os três dias foram realizadas atividades como apresentações culturais, palestras, mostra e comercialização de artesanato, gincana cultural, trilha na mata, circuito de armadilhas e apresentações de atividades envolvendo outras escolas indígenas da região. A realização desse evento possibilitou que várias atividades, realizadas a princípio apenas no contexto da II Mostra Cultural, fossem incorporadas ao cotidiano escolar, possibilitando desse modo, o fortalecimento de seus aspectos culturais.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Escolar Indígena, articulação entre escola e comunidade, Mostra Cultural.

 


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