Última alteração: 2016-10-25
Resumo
O ensino de matemática em escolas indígenas tem sido motivo de reflexão constante, dada à necessidade de se levar em consideração o lugar em que a escola está localizada. Mais ainda, que grupo cultural e que conhecimentos estes alunos trazem para as escolas. Também, falta de materiais desenvolvidos na língua guarani ou a partir dos saberes indígenas é uma realidade. Considerando aspectos da cultura Guarani Kaiowá, foi realizado um trabalho de pesquisa junto aos mais velhos da aldeia Pirakua, a partir dos conhecimentos sobre alguns animais. Na cultura Kaiowá alguns bichos, animais, podem trazer situações negativas para a vida, ou seja, azar. Como resultado da pesquisa foi desenvolvido um jogo do peixe (pira). Neste jogo além de serem trabalhados os tipos de animais e o papel de agencia destes animais na nossa cultura, podemos abordar conteúdos de matemática diversos. Este trabalho é resultante da atividade proposta no Projeto de Alternância, do curso de Licenciatura Intercultural Indígena-Teko Arandu da Faculdade Intercultural Indígena FAIND/UFGD, habilitação em Matemática, que tinha como objetivo a elaboração de material didático, para as aulas de matemática na escola indígena, tendo como referência as práticas e saberes tradicional. Para a pesquisa conversamos com pessoas mais velhas da aldeia. Temos como referência a etnomatemática produzida nas práticas da cultura Kaiowá. Percebemos por meio da pesquisa a importância de valorizarmos os artefatos da indígenas para a elaboração de materiais para trabalhar nas escolas das aldeias.
Palavras-chave: Animais de vida negativa; etnomatemática kaiowá; ensino de matemática; jogo.