Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, II Seminário Internacional Etnologia Guarani: redes de conhecimento e colaborações

Tamanho da fonte: 
A ESCOLA COMO FERRAMENTA DA LUTA GUARANI E KAIOWA: EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS EM RETOMADAS NO MS
Hildyanne Teixeira Costa Cruz

Última alteração: 2019-12-16

Resumo


A Reserva Indígena de Dourados, no MS, é conhecida pelas situações de violências aos quais famílias Guarani, Kaiowá e Terena foram submetidos depois de terem sido expulsos de seus territórios e recolhidos em áreas demarcadas pelo Serviço de Proteção aos Índios (SPI). Mas estes indígenas também são conhecidos pelas respostas que vêm dando aos ataques de seus direitos através das retomadas dos territórios tradicionais, identificado por eles como tekoha. Esta pesquisa tem por objetivo levantar dados que dão continuidades às pesquisas em andamento sobre os Guarani e Kaiowá em luta pelo reconhecimento de seus direitos a fim de compreender a relação entre luta pela terra e projetos de educação escolar dentro das comunidades. A partir da realização de uma etnografia a ser realizada nas retomadas Guyra Kamby’i, Apyka’i e Passo Pirajú desejo identificar os dilemas que as comunidades enfrentam para a efetivação de uma educação indígena voltada para a autonomia.


Texto completo: RESUMO  |  TRABALHO COMPLETO