Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, II Seminário Internacional Etnologia Guarani: redes de conhecimento e colaborações

Tamanho da fonte: 
AVA REKO/AVA IME: CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES INDÍGENA DE UMA ESPAÇO ESCOLAR DE CAMPO GRANDE/MS
DANIELE G. Colman, CARLOS M. N. VIEIRA

Última alteração: 2019-12-16

Resumo


O artigo que segue é a proposta de pesquisa de Doutorado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco e tem como proposta o ava reko/ava ime: concepção de estudantes indígena de uma espaço escolar de Campo Grande/MS. Identificar a concepção de ser e estar dos estudantes indígenas em um espaço escolar de Campo Grande/MS frente as tensões culturais e as relações de poder. Nesse sentido, a) verificar os elementos da cultura indígena que os estudantes indígenas trazem para o espaço da escola; b) observar o modo de ser dos estudantes indígenas na escola e na aldeia. A metodologia de pesquisa será do tipo etnográfico e de abordagem qualitativa. Nessa perspectiva, procurar identificar pistas do como: “Quem são essas estudantes indígenas que chegam à escola?”, “Como chegam?”, “Como são na sua comunidade e como são na escola?”, “Como veêm a escola?”. Como referencial teórico me apoiarei em teóricos como; BHABHA (2019) e HALL (2018).

Texto completo: RESUMO  |  TRABALHO COMPLETO