Conferência de abertura
CONHECIMENTO INTERPRETATIVO DO PROFESSOR E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A MELHORIA DA PRÁTICA E DAS APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS DOS ALUNOS | |
Miguel Ribeiro |
Comunicação científica e relato de experiência
CONHECIMENTO ESPECIALIZADO REVELADO POR PROFESSORES EM UMA TAREFA DE CLASSIFICAÇÃO E DEFINIÇÃO DE POLIEDROS | |
Milena Soldá Policastro, Juscier A. Marmore de Melo, Alessandra Rodrigues de Almeida, Miguel Ribeiro |
Ludicidade e História da Matemática: Possibilidades Estratégicas para o Ensino de Matemática | |
Camila Gonçalves Ribeiro, Gabrielly Pedroso, Jefferson Martins Fernandes, José Wilson dos Santos, Kelvin Gimene Ximenes |
COLOCANDO EM PRÁTICA A ANTECIPAÇÃO DE AULAS SOBRE FUNÇÕES NA PERSPECTIVA DO ENSINO EXPLORATÓRIO: REFLEXÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Renata Viviane Raffa Rodrigues, Ana Flavia Ferreira Silva, Maria Aparecida dos Santos, Paulo Mallan Gomes de Araujo |
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA NA VISÃO DE FUTUROS PROFESSORES | |
Renata Viviane Raffa Rodrigues |
O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS A PARTIR DE SEUS DIVERSOS SIGNIFICADOS | |
Clissia Fernandes Mendes, Mariana Teixeira, Renata Viviane Raffa Rodrigues |
TAREFA DOS QUADRADOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO EXPLORATÓRIO | |
Juliana Medeiros Nunes, Mariele Ortega Vieira, Daniela Oliveira da Silva, Dieine Jaqueline Afonso, Renata Viviane Raffa Rodrigues |
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO EXPLORATÓRIO DE SISTEMAS LINEARES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
João Pedro Azevedo Cruz, Mariana Fanhani Renovato, Renata Viviane Raffa Rodrigues |
REFLEXÕES E RELATOS DAS PRÁTICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Carla Gabrielle da Silva Souza, Valéria Aparecida Lima Rodrigues |
IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE ENSINO DURANTE A DOCÊNCIA | |
Valéria Aparecida Lima Rodrigues, Carla Gabrielle da Silva Souza |
AS APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS DOCENTE DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICAS EM UM ESTÁGIO INTERDISCIPLINAR DA FE/UNICAMP | |
Jenny Patricia Acevedo Rincón |
HABILIDADES E PROCESSOS DE VISUALIZAÇÃO DESENVOLVIDOS COM ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICAS NO ENSINO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS. | |
Jenny Patricia Acevedo Rincón, Campo Elías Flórez Pabón |
O PNAIC E A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE DOURADOS, M.S. | |
Rosemar Borges Rosendo |
A MATEMÁTICA PRESENTE NA CONSTRUÇÃO DO ARCO E FLECHA GUARANI | |
Robson Rodrigues |
Minicurso
ENSINO APRENDIZAGEM DE MATRIZES, DETERMINANTES E SISTEMAS LINEARES ATRAVÉS DA PLANILHA EXCEL | |
Jesiel Souza da Rocha |
GEOMETRIZAR: ATRIBUINDO SIGNIFICADOS ÀS PRODUÇÕES DOS ALUNOS | |
Juscier A. Marmoré de Melo, Milena Soldá Policastro, Miguel Ribeiro, Alessandra Rodrigues de Almeida |
RAZAO E PROPORCAO – UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR COM ALUNOS SURDOS | |
Camila de A. Cabral Romeiro, Eliane A de Souza Pires Pinto |
Poster
“CONTANDO COM OS DEDOS DE UMA MÃO”: A ADAPTAÇÃO DE UMA TAREFA EXPLORATÓRIA | |
Daniela Oliveira da Silva, Deiene Jaqueline Afonso, Juliana Medeiros Nunes, Marieli Ortega Vieira, Renata Viviane Raffa Rodrigues |
O PLANEJAMENTO DE AULAS A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE UMA TAREFA EXPLORATÓRIO PARA O ENSINO DO CONCEITO DE FUNÇÃO LINEAR | |
Natália Iryna de Sant Ana Brandão, Jessica Maciel Matuoka, Renata Viviane Raffa Rodrigues |
O ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EJA | |
Victor Johnny B Brites, Renata Viviane Raffa Rodrigues |
RELAÇÕES ENTRE O ENSINO, A APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO E A INTERMEDIAÇÃO DE SIGNIFICADOS MATEMÁTICOS DO PROFESSOR DE APOIO | |
Henrique Mantovani da Silva, Renata Viviane Raffa Rodrigues |
O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE A PERSPECTIVA DOS LICENCIANDOS | |
Victor Ferreira Ragoni, Juliana Leal Salmasio, Tiago Dziekaniak Figueiredo |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ÁREA E PERIMÉTRO DE TRIÂNGULOS COM UM JOGO DE TABULEIRO | |
Jéssica Maciel Matuoka, Natália Iryna de S. Brandão, Mariana Fanhani Renovato, Alessandra Querino da Silva, Rita Cássia de Oliveira |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .