Relato de Experiência
Desafios enfrentados na Agricultura Camponesa do Assentamento Palmeiras em Nioaque-MS |
PDF
|
Rodrigo Simão Camacho, Graciela Alves Carminatti, Guelry Fernandes Ocampos |
|
Da Estrutura Atômica à Revolução Científica: Regência em sala de aula |
PDF
|
Diego Henrique Afonso, Carlos Eduardo Moreira Cubas, Camila Souza Brum Silva, Ademir de Souza Pereira |
|
Ser professor na teoria e na prática: Experiência do Programa de Residência Pedagógica na E.M Profª. Efantina de Quadros |
PDF
|
Kelly Cristina Silva Vieira, Adriana Aparecida Pinto, FRANCIELLY A. B. TEIXEIRA |
|
A Importância do PIBID na inserção do futuro educador no contexto escolar |
PDF
|
Fatima Janete Rocha Ramos |
|
A Etnomatemática presente na confecção das redes indígena do povo Kaiowá |
PDF
|
Reigineide Perito Concianza, RHUAN GUILHERME TARDO RIBEIRO |
|
Diversidade Cultural em Mato Grosso do Sul: relato da prática de ensino com uso da cartografia social |
PDF
|
Caroline Andressa Momente Melo, Lucilene de Souza Plens, Willian Moreira Costa |
|
Potencial do PRP para a formação docente: o caso do PRPBio/UFGD |
PDF
|
Diogo Gomes Arnold, Diego Marques da Silva |
|
A Importância dos Livros Didáticos e o Seu Desafio na Prática de Ensino na Escola Indígena Kaiowa Guarani-PIBID |
PDF
|
AGUINALDA PAIM |
|
O Pibid na Escola Indígena Pancho Romero em Yvykuarusu/Takuaraty – um relato de experiência |
PDF
|
Jaqueana Benites, Abigail Duarte Vera |
|
Residência Pedagógica nos cursos de Pedagogia e Educação Física na Escola Municipal Aurora Pedroso Camargo. |
PDF
|
Vinícius Montalvão Melo Zoffoli de Aguiar, Glaucia Aparecida Ferreira de ASSUNÇÃO, Jacqueline da Silva Nunes, Cariel Freitas Araujo, Gabrielly Rodrigues Feitosa |
|
Relato Experiencia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência: uma aproximação do formando no âmbito escolar |
PDF
|
Taynara Morales, Lauriene Seraguza Olegario e Souza |
|
Minhas experiências do Programa Residência Pedagógica e as contribuições para a Educação Escolar Indígena |
PDF
|
Clarice Torres, RHUAN GUILHERME TARDO RIBEIRO, ELÂINE DA SILVA LADEIA |
|
As experiências do Programa Residência Pedagógica na escolas Ñande Reko Arandu e Mbo’eroy Arandu |
PDF
|
Cleunice Toral, RHUAN GUILHERME TARDO RIBEIRO, ELÂINE DA SILVA LADEIA |
|
O programa Residência Pedagógica e a minha formação como professor indígena |
PDF
|
Erasmo de Souza, RHUAN GUILHERME TARDO RIBEIRO |
|
Relatos do Programa Residência Pedagógica e as contribuições para o fortalecimento da Língua Materna Indígena |
PDF
|
Wanir Duran, RHUAN GUILHERME TARDO RIBEIRO |
|
As experiências do PRP e a relevância dos livros bilíngues e interculturais na escola indígena |
PDF
|
Hernani Cáceres, Vera Rosana Gonçalves, Erika Moreira Benites, RHUAN GUILHERME TARDO RIBEIRO, Elâine da Silva Ladeia |
|
Um relato sobre as experiências do PRP no curso de Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu (FAIND/UFGD) |
PDF
|
Shirley Li Quevedo Oliveira, RHUAN GUILHERME TARDO RIBEIRO |
|
Promovendo o Protagonismo Feminino nas Ciências: Relato de uma Abordagem dinâmica do jogo Perfil adaptado |
PDF
|
Mayara Oliveira Vilalba, Aline Domingues, Antônio Francisco Braz Neto, Érica Cristina da Silva, Elaine da Silva Ramos, Vivian dos Santos Calixto |
|
As contribuições do PRP na Educação Escolar Indígena da Aldeia Taquaperi |
PDF
|
Michel Gomes Rocha, RHUAN GUILHERME TARDO RIBEIRO |
|
Relatos do PRP e as contribuições desse projeto para formação docente indígena Guarani e Kaiowá |
PDF
|
Ezequiel Assis Morais, RHUAN GUILHERME TARDO RIBEIRO |
|
As histórias, a Língua Materna e a Educação escolar indígena como caminho de luta do povo Guarani |
PDF
|
Valmir Diquelme Martins, RHUAN GUILHERME TARDO RIBEIRO |
|
Ligações Quimicas por meio de Rotação por Estação: um relato do PIBID/UFGD |
PDF
|
Julio Vieira Rodrigues, Kamilla Mirian Lopes dos Santos, Keila Batista Dias, Elaine da Silva Ramos, Vivian dos Santos Calixto |
|
Experiência da docência na graduação |
PDF
|
Alessandra zardin |
|
Observar para aprender |
PDF
|
Alandisson Conceição Santos |
|
Relato de Experiencia: Residência pedagógica e a inclusão nas aulas de educação física. |
PDF
|
Leandro Araujo, Adriele da Cunha Martins Luiz, Daniely Oliveira Pereira |
|
Residência pedagógica e cartografia social: relato de experiências sobre problemas destacados por moradores do Assentamento Itamarati II – Ponta Porã |
PDF
|
Leandro Darc da Silva, Raquelina Dias de Oliveira, Lairoi Da Silva Toledo, Elisandra da Silva Toledo, Simonez Mariano dos Santos |
|
Reflexões sobre o Impacto da Segmentação por Desempenho na Educação |
PDF
|
Hainel Dronov Cavalcante, Emilly Souza Monteiro |
|
As experiências da Residência Pedagógica na formação de professores indígenas no município de Paranhos - MS |
PDF
|
Tomas Vera, RHUAN GUILHERME TARDO RIBEIRO, ELÂINE DA SILVA LADEIA |
|
Ações do Programa Residência Pedagógica na área de Matemática na escola indígena de Sassoró |
PDF
|
Cleidiane Salina Torre, Rosilene Gomes Nunes, RHUAN GUILHERME TARDO RIBEIRO, Elâine da Silva Ladeia |
|
Um relato de experiência sobre o Programa de Residência Pedagógica (PRP) |
PDF
|
Andrielle Silva, RHUAN GUILHERME TARDO RIBEIRO |
|
Um relato de experiência que a participação no Programa de Residência Pedagógica a partir dos livros didáticos e paradidáticos produzidos por comunidades indígenas |
PDF
|
Anália Reginaldo Gomes, RHUAN GUILHERME TARDO RIBEIRO |
|
Um olhar para o Mitã kambyryru jere - coalho virado na terra indígena Panambizinho – Dourados - MS |
PDF
|
Cleide da Silva Pedro, RHUAN GUILHERME TARDO RIBEIRO |
|
Relato de experiência do Programa Residência Pedagógica na escola Adriano Pires da terra indígena Pirajuí – Paranhos/MS |
PDF
|
Rosangela Pires, RHUAN GUILHERME TARDO RIBEIRO |
|
Experiências de ensino e a formação de professores de História em Programas Institucionais – a semana da consciência negra |
PDF
|
Claudia Renata Faleiro, Michele Melo Martins, Adriana Aparecida Pinto |
|
Extração de DNA de banana para o ensino de Biologia: uma experiência de Residência Pedagógica |
PDF
|
Mateus Vinicius Teles Lima, Danrvney Christian Monteiro dos Santos, Thais Pereira Fonseca Ferreira, Diego Marques da Silva Medeiros, Washington Reginaldo Yukishique Kubo |
|
Exploração interpretativa no ambiente educacional: vivência no Programa de Residência Pedagógica em Biologia da UFGD. |
PDF
|
Heloize Maia dos Santos, Rafael Lopes de Oliveira, Michelli Cristine Nunes Facholi Bendassolli, Diego Marques da Silva Medeiros |
|
Relato de experiência do PIBID Geografia/Sociologia 2023 /2024 |
PDF
|
Lívia dos Santos Galindo |
|
Educação Física: Atividade Física e sua Aprendizagem com a Inclusão |
PDF
|
Camila Gabriele Oliveira, Jacqueline da Silva Nunes |
|
Um olhar para as experiências do PRP no curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Faculdade Intercultural Indígena |
PDF
|
JESSICA QUEVEDO OLIVEIRA, RHUAN GUILHERME TARDO RIBEIRO, ELÂINE DA SILVA LADEIA |
|
As contribuições do PRP para o Estágio Supervisionado do curso de licenciatura intercultural indígena Teko Arandu |
PDF
|
ODINA DUARTE, RHUAN GUILHERME TARDO RIBEIRO, ELÂINE DA SILVA LADEIA |
|
As contribuições do PRP na Formação de professores indígenas na escola da Reserva Sassoró |
PDF
|
Waneide Garay Duarte, RHUAN GUILHERME TARDO RIBEIRO, ELÂINE DA SILVA LADEIA |
|
O programa de Residência Pedagogia na contribuição dos saberes indígena na escola para formação de professores indígenas |
PDF
|
Raquel Locário de Lima, RHUAN GUILHERME TARDO RIBEIRO, ELÂINE DA SILVA LADEIA |
|
Um olhar para a Licenciatura Intercultural Indígena e o Magistério não indígena na formação de professores Guarani e Kaiowá |
PDF
|
Silvânia Fernandes, RHUAN GUILHERME TARDO RIBEIRO, ELÂINE DA SILVA LADEIA |
|
Relatos das experiências do PRP na formação de uma professora indígena Kaiowá |
PDF
|
Karolaine Benito Pedro, RHUAN GUILHERME TARDO RIBEIRO, ELÂINE DA SILVA LADEIA |
|
O programa Residência Pedagógica (PRP) e os relatos de experiência nas vivências acadêmicas. |
PDF
|
Eládio Benites Aranda, RHUAN GUILHERME TARDO RIBEIRO |
|
Desafios dos povos Guarani e Kaiowá na produção de sementes tradicionais na reserva indígena Te’ Yikue/MS |
PDF
|
Edmar Manoel, Vanusa Rodrigues Horas, RHUAN GUILHERME TARDO RIBEIRO |
|
As experiências do PRP na contribuições da formação de professores indígenas Guarani e Kaiowá em Dourados/MS |
PDF
|
Leninha Hilton, RHUAN GUILHERME TARDO RIBEIRO |
|
Dificuldade dos alunos indígenas no ensino médio, da aldeia Yvykuarusu e Takuaraty, Paranhos/MS |
PDF
|
Elizangela Fenandes, RHUAN GUILHERME TARDO RIBEIRO |
|
Espaço e caminho de conhecimento na reciprocidade da vida cotidiana, numa educação escolar, juntamente com ajuda e apoio da Universidade Federal da Grande Dourados |
PDF
|
Marcilene Martins Lescano, RHUAN GUILHERME TARDO RIBEIRO |
|
A relevância do Programa Residência Pedagógica para minha formação enquanto professor indígena na aldeia Pirajuí |
PDF
|
Hugo Cáceres Pires, RHUAN GUILHERME TARDO RIBEIRO |
|
Relato de experiencia PIBID 2023\2024 |
PDF
|
Rayane Campos Ferreira |
|
Experiências do Programa Residência Pedagógica História UFGD junto a Escola Municipal Neil Fioravante em Dourados – MS |
PDF
|
Sara Rayssa Torres Dos Santos, Tiago Da Silva Zorzi, Leise Regina De Souza Vieira |
|
Residência Pedagógica e os impactos na formação docente |
PDF
|
Laura Niz dos Reis, Hemily Rodrigues Silva, Lucas Gonçalves Pedrozo, Bruno Ponciano, Jacqueline da Silva Nunes |
|
Acadêmicos e futuros docentes na rede de ensino. |
PDF
|
Everton Lopes Martinez |
|
Início de uma jornada rumo a docência |
PDF
|
Felipe Carvalho de Jesus |
|
UFGD e a Escola – Formação de professores nos programas institucionais PIBID e PRP. |
PDF ()
|
Artemio Guilherme Bezerra Rolin |
|
Relato Experiencia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência: uma aproximação do formando no âmbito escolar |
PDF
|
Taynara Morales, Lauriene Seraguza Olegario Souza |
|
O Processo de formação docente e aprendizagem pedagógica através do Programa de Residência Pedagógica |
PDF
|
Izabela Fokura Lima, Adriana Aparecida Pinto |
|
Experiências no Ensino de História Através do Programa de Residência Pedagógica: Materiais Didáticos e suas Influências |
PDF
|
Emilly Cruz de Oliveira, Evelyn Cruz De Oliveira, Adriana Aparecida Pinto |
|
Uma experiência formativa enriquecedora por meio do PRP de Ciências e Biologia da UFGD |
PDF
|
João Gabriel Pereira Martins, Diego Marques da Silva Medeiros |
|
Júri Simulado: Uma Metodologia Ativa para o debate sobre Agrotóxicos no Ensino Médio |
PDF
|
Iris da Silva Gomes, Julli Adna Figueira, Poliana Almeida, Juliana Rodrigues Ferraz, Elaine da Silva Ramos, Vivian dos Santos Calixto |
|
Vivências escolares por outro olhar |
PDF
|
Kamily Vitória Dourado da Silva |
|
Exploração interpretativa no ambiente educacional: vivência no Programa de Residência Pedagógica em Biologia da UFGD.Exploração interpretativa no ambiente educacional: vivência no Programa de Residência Pedagógica em Biologia da UFGD. |
PDF
|
Rafael Lopes Lopes de Oliveira, Heloize Maia dos Santos, Diego Marques da Silva Medeiros, Michelli Cristine Nunes Facholi |
|
Programa Residência Pedagógica e Ensino da Cartografia Social na Escola do Campo Prof.ª Tertulina Martins de Oliveira |
PDF
|
Rodrigo Simão Camacho, Graciela Alves Carminatti |
|
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ALDEIA SASSORÓ: UMA SÍNTESE DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS |
PDF
|
Luiz Carlos Montiel, Viviane Fernandes, Mireli Samorio Borvão, Sara Duarte Urtado, Adrieli Gomes Gonçalves |
|
Experiências do Programa Residência Pedagógica História UFGD junto a Escola Municipal Neil Fioravante em Dourados - MS |
PDF
|
João Felipe Ramos Teles, Carlos Eduardo Calixto Lima, Reginaldo Gonçalves de Lima, Leise Regina de Souza Vieira |
|
Uma experiência do Programa Residência Pedagógica no curso de Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu |
PDF
|
Jaquielison da Silva, RHUAN GUILHERME TARDO RIBEIRO |
|
O Programa Residência Pedagógica na Escola do Campo Luiz Carlos Sampaio: Cartografia Social e Descarte do Lixo Reciclável |
PDF
|
Rodrigo Simão Camacho, Graciela Alves Carminatti, JOSIANE GONÇALVES DA SILVA |
|
Era Uma Vez En La Fronteira Pibidiana |
PDF
|
Heloisa Pajeu Sampaio Pajeu Sampaio, Isabela Teles Pereira, Maria de Fátima Serafim da Silva, Mariana Luz Bento, Paulo Otávio Ribeiro Delgado, Vanessa Lopes Ribeiro |
|
CARACTERIZAÇÃO DA ALDEIA RANCHO JACARÉ NO MUNICÍPIO DE LAGUNA CARAPÃ -MS |
PDF
|
Tony Elias Lopes Ribas, Rodrigo Simão Camacho, Eliezer Franco, Marieide Alziro, Marilene Aquino, Ginaldo Cavalheiro, Rosiane Fernandes |
|
Workshop de construção de infográficos dos Povos originário do MS: Guarani Kaiowá, Guató, Kadiwéu e Terena |
PDF
|
Amanda Gabrielle Miranda Barreto, Edvim Lourenço Costa Moreira Borges, Caroline Andressa Momento Melo, Camila Riboli Rampazzo, Flavia Domingos Gabriela Silva, Bruno Jose Rodrigues Frank |
|
Educação e práticas de liberdade: relato sobre experiências do subprojeto Arte do PIBID/UFGD (2022-2024). |
PDF
|
Igor Emanuel de Almeida Schiavo, Ana Paula Galdino da Silva, Alexandre Luiz Porto Junior, Vanessa Lopes Ribeiro |
|
Caça ao tesouro: balanceamento químico por meio da ludicidade |
PDF
|
Polyana de Sá Fialho, Eduardo da Silva Bueno, Keila Batista Dias, Vivian dos Santos Calixto, Elaine da Silva Ramos |
|
O Programa Regência Pedagógica na Educação do Campo: Interdisciplinaridade e Realidade do Estudante como parte Constitutiva da Prática Docente |
PDF
|
Antonio Francisco de Oliveira, Matheus de Souza Araujo, Rodrigo Simão Camacho |
|
Relato de Experiência do Programa Residência Pedagógica na Licenciatura em Educação do Campo |
PDF
|
Jocilene Correa, Matheus de Souza Araújo, Rodrigo Simão Camacho |
|
Relato de Experiência do Programa Residência Pedagógica em Escola do Campo: Formação de Professores, Cartografia Social e Sustentabilidade |
PDF
|
Matheus de Souza Araujo, Rodrigo Simão Camacho, Antonio Francisco de Oliveira, Erica Lescano dos Santos, Jocilene Correa, Bianca Meiriely Morais Inacio Gonçalves |
|
Integração Escola-Universidade: Uma Abordagem Empírica para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências na Educação Básica |
PDF
|
Adriano dos Santos Piornedo, Diego Marques da Silva Medeiros, Carlos Henrique Machado de Almeida, Isis de Oliveira Almeida, Julia Gonçalves de Almeida, Kassiana Borges de Oliveira |
|
Experimentos investigativos como ferramenta de ensino de Ácidos e Bases: um relato de experiência no PIBID |
PDF
|
Geniffer Gimenes da Silva, Paulo Ribeiro dos Santos Junior, Keila Batista Dias, Elaine da Silva Ramos, Vivian dos Santos Calixto |
|
Utilizando a Atividade “Passa ou Repassa” para revisão de conteúdos de Química: relato de experiência PIBID-UFGD |
PDF
|
Jaqueline Ortiz Alves, Kamilla Mirian Lopes dos Santos, Keila Batista Dias, Vivian dos Santos Calixto, Elaine da Silva Ramos |
|
Olhares sociológicos e geográficos sobre o fenômeno da globalização: relato de uma experiência pedagógica |
PDF
|
Miriam Além Vicente, Rodrigo Novais de Menezes, Emily Theissa Rosa de Souza, Marcia Cristina Arguelho Mendes, Valério Catellan Wolobueff da Silva |
|
Rotação por estações sobre a Radioatividade como metodologia ativa no Ensino de Química no Ensino Médio. |
PDF
|
Carlos Leonardo Pereira Leguizamon, Eduardo de Barros Frich, Maria Julia Barroso Rodrigues, Juliana Rodrigues Ferraz, Elaine da Silva Ramos, Vivian dos Santos Calixto |
|
Relatos de experiências: Processos com o PIBID |
PDF
|
Ana Paula Galdino da Silva, Vitória da Silva Condi, Isabela dos Santos Reis |
|
Tecendo Aprendizagens: Atravessamentos pessoais partir do PIBID |
PDF
|
Ana Paula Galdino da Silva, Igor Gabriel Freiro Alves, Bruna Fernanda Barros, Mariana Leite Morais |
|
Relatos da sala de aula: primeiros contatos |
PDF
|
Alexandre Luiz Porto Junior, Anna Gabriella Rodrigues Ferreira Prudêncio, Beatriz Claro Aguero, Geisiane Araújo da Silva, Larissa dos Santos Catonho, Marcos Paulo Mattos Oliveira, Mariane França Carneiro, Morgana Lirio Domiciano |
|
Vivências Transformadoras dentro do PIBID |
PDF
|
Anderson Souza dos Anjos, Heloiza Mariano Tenório, Millena Ferreira de Oliveira, Isabela Ferrari Julio, Vanessa Lopes Ribeiro |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .