Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, Anais do IV Workshop de Pós-Graduação em Zootecnia e Ciência Animal do Estado de Mato Grosso do Sul - 2017

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Fatores associados ao consumo de carnes no município de Anastácio-MS
Fabianna Costa da Fonseca, Dalton Mendes de Oliveira, Julia Dias do Nascimento, Talita de Oliveira Freitas Rocha, Cris Luana de Castro Nunes, Thamires de Assis Alves, Aline Correia Furtado, Rosileide Vilalba Rohod

Última alteração: 2018-01-12

Resumo


O objetivo do estudo foi delinear o perfil e as preferências dos consumidores em relação à carne mais consumida (bovina, aves, peixes, suínos e ovinos/caprinos), frequência deconsumo e os pontos positivos (sabor, preço, facilidade de encontrar, saudável, praticidade, qualidade) e pontos negativos (não é saboroso, preço, difícil de encontrar, não é saudável, não confio, não tem qualidade). Os dados foram coletados por meio de questionários previamente definidos e aplicados á população do município de Anastácio/MS, Brasil. A pesquisa foi realizada com 210 consumidores e os resultados foram expressos em porcentagem. Notou-se que a carne mais consumida é a bovina com 77,6%, seguida pela carne de aves com 15%. Dentre os cortes cárneos de menor consumo destaca-se a carne de suínos e ovinos/caprinos com 29,5% e 27,6% respectivamente. A frequência do consumo de carne pelos entrevistados mostrou que 53,8% tem o hábito de consumir carne bovina diariamente. A carne de aves é a segunda mais consumida diariamente com 8,6%, sendo que 25,2% disseram consumir pelo menos uma vez na semana. Em relação ao consumo de carne de peixes, 32,4% a consomem quinzenalmente. Já o consumo de suínos e ovinos/caprinos, 28,1% e 43,8%, disseram não consumir o produto, respectivamente. Dos pontos considerados positivos na escolha do produto, 50% dos entrevistados dizem que preferem o corte bovino pelo sabor, e 15,7% preferem a carne bovina por ser um produto fácil de encontrar. O preço da carne de aves foi dito por 34,3% como fator positivo. Dentre os consumidores 52,4%, 71,9% e 85,2% não opinaram em relação aos pontos positivos da carne de peixes, suínos, ovinos/caprinos, respectivamente. Observou-se entre os entrevistados que o fator não saboroso é relevante para 2,9% e 20,0%, respectivamente, para os consumidores de carne de aves e suínos. A carne de bovinos e de peixes tem como ponto negativo o preço, com 4,3% e 15,7%, respectivamente. Já a carne ovinos/caprinos é dita por 29,5% dos entrevistados como produto difícil de encontrar em supermercados ou açougues. Constatou-se que os consumidores apresentam notoriamente preferência pela carne bovina, privilegiando o consumo desta em detrimento das outras carnes, mesmo ela possuindo como ponto negativo o preço.

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