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Fatores associados ao consumo de carnes no município de Anastácio-MS
Última alteração: 2018-01-12
Resumo
O objetivo do estudo foi delinear o perfil e as preferências dos consumidores em relação à carne mais consumida (bovina, aves, peixes, suínos e ovinos/caprinos), frequência deconsumo e os pontos positivos (sabor, preço, facilidade de encontrar, saudável, praticidade, qualidade) e pontos negativos (não é saboroso, preço, difícil de encontrar, não é saudável, não confio, não tem qualidade). Os dados foram coletados por meio de questionários previamente definidos e aplicados á população do município de Anastácio/MS, Brasil. A pesquisa foi realizada com 210 consumidores e os resultados foram expressos em porcentagem. Notou-se que a carne mais consumida é a bovina com 77,6%, seguida pela carne de aves com 15%. Dentre os cortes cárneos de menor consumo destaca-se a carne de suínos e ovinos/caprinos com 29,5% e 27,6% respectivamente. A frequência do consumo de carne pelos entrevistados mostrou que 53,8% tem o hábito de consumir carne bovina diariamente. A carne de aves é a segunda mais consumida diariamente com 8,6%, sendo que 25,2% disseram consumir pelo menos uma vez na semana. Em relação ao consumo de carne de peixes, 32,4% a consomem quinzenalmente. Já o consumo de suínos e ovinos/caprinos, 28,1% e 43,8%, disseram não consumir o produto, respectivamente. Dos pontos considerados positivos na escolha do produto, 50% dos entrevistados dizem que preferem o corte bovino pelo sabor, e 15,7% preferem a carne bovina por ser um produto fácil de encontrar. O preço da carne de aves foi dito por 34,3% como fator positivo. Dentre os consumidores 52,4%, 71,9% e 85,2% não opinaram em relação aos pontos positivos da carne de peixes, suínos, ovinos/caprinos, respectivamente. Observou-se entre os entrevistados que o fator não saboroso é relevante para 2,9% e 20,0%, respectivamente, para os consumidores de carne de aves e suínos. A carne de bovinos e de peixes tem como ponto negativo o preço, com 4,3% e 15,7%, respectivamente. Já a carne ovinos/caprinos é dita por 29,5% dos entrevistados como produto difícil de encontrar em supermercados ou açougues. Constatou-se que os consumidores apresentam notoriamente preferência pela carne bovina, privilegiando o consumo desta em detrimento das outras carnes, mesmo ela possuindo como ponto negativo o preço.
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