Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, X SICONF - Simpósio de Contabilidade e Finanças de Dourados

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O efeito cenário macroeconômico no trade-off entre liquidez e rentabilidade no varejo eletrodoméstico brasileiro
Jeferson de Araujo Funchal, Alex Fabiano Bertollo Santana, Ismael Possamai

Última alteração: 2020-11-17

Resumo


Este estudo examina o efeito do cenário macroeconômico na relação liquidez-rentabilidade, no período de 2010 a 2019, analisando as duas maiores empresas do varejo de eletroeletrônicos brasileiro. Liquidez e rentabilidade são dois aspectos importantes da riqueza da empresa, no entanto, um aumento na liquidez obtém-se, tradicional e frequentemente, uma diminuição na rentabilidade e vice e versa. Estudos sugerem que essa relação negativa seria apenas no curto prazo. Em virtude da crise econômica ser longa, espera-se uma resposta diferente em razão deste cenário macroeconômico adverso, onde os gestores optem por manter a operacionalidade da empresa, isto é, a liquidez de forma mais duradoura. Para minimizar o efeito das características das empresas, que produzem indicadores financeiros diferentes, este estudo exploratório se restringe as duas maiores empresas do segmento de varejo de eletrodoméstico, cujos dados contábeis foram coletados através do site das respectivas empresas. Sobre o cenário macroeconômico, os dados foram coletados do IPEADATA, Banco Central e IBGE. Existe uma relação negativa entre liquidez e rentabilidade, antes de depois da crise econômica, porém apenas para a Magazine Luiza. A Via Varejo apresenta uma relação positiva entre liquidez e rentabilidade após a crise econômica, evidenciando que ela sofreu impacto do cenário econômico.


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