Última alteração: 2023-11-22
Resumo
As Organizações Não Governamentais (ONGs) têm crescido em número e em visibilidade em todo o mundo, mas também têm aumentado o caráter controverso das práticas associadas a elas, que afetaram a confiança na legitimidade de suas atuações, sendo-lhes exigida mais transparência e clareza na accountability. Assim, o objetivo desse artigo é examinar o efeito da visibilidade da mídia e das doações recebidas na accountability ascendente em ONGs brasileiras. Para responder ao objetivo proposto foi feita uma análise a nível organizacional, verificando se as ONGs que mais aparecem na mídia, seja de forma positiva ou negativa e, se as doações recebidas, representadas pela receitas totais auferidas, têm relação com uma maior pontuação no Índice de Accountability Ascendente das ONGs. Para responder à questão de pesquisa utilizou-se como premissa que a accountability é um fator de legitimidade e consequente continuidade das ONGs. Verificou-se que somente as doações recebidas influenciam significativa e positivamente a accountability ascendente das ONGs objeto do estudo. Ou seja, quando aumenta a doação em 1%, aumenta em 57,09% a accountability ascendente que as ONGs produzem e publicizam em seus sites oficiais. Mas verificou-se que não há efeito da visibilidade da mídia na accountability ascendente das ONGs brasileiras.