Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Comunicação científica e relato de experiência

NARRATIVAS COMO FONTE PARA REFLEXÃO SOBRE A DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Maiara Cristina de Carvalho, Suellen Rita Andrade Machado, Marianna Florentina Alves de Oliveira Drummond
AS BARRAS ADAPTADAS DE CUISENAIRE COMO MEDIADORAS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE UM ALUNO CEGO
Marianna Florentina Alves de Oliveira Drummond
CONHECIMENTO ESPECIALIZADO REVELADO POR PROFESSORES EM UMA TAREFA DE CLASSIFICAÇÃO E DEFINIÇÃO DE POLIEDROS
Milena Soldá Policastro, Juscier A. Marmore de Melo, Alessandra Rodrigues de Almeida, Miguel Ribeiro
AS PONTENCIALIDADES DA MODELAGEM MATEMATICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS
Debora Coelho de Souza, Claudia Carrera da Rosa
A MODELAGEM MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL: RELAÇÕES ESTABELECIDAS EM UM PRIMEIRO CONTATO
Estevão Ovando Neto, Claudia Carreira da Rosa
O ENSINO DE MATEMÁTICA E A ETNOMATEMÁTICA: UMA POSSIBILIDADE PARA FRONTEIRA
Bianca Rodrigues Marcelino Alexandre, Claudia Carreira da Rosa, Francimar Gomes de Oliveira Junior, Tchaila Regina Santino Tomascheski
Ludicidade e História da Matemática: Possibilidades Estratégicas para o Ensino de Matemática
Camila Gonçalves Ribeiro, Gabrielly Pedroso, Jefferson Martins Fernandes, José Wilson dos Santos, Kelvin Gimene Ximenes
UM CONJUNTO VAZIO: ELEMENTOS DA RELAÇÃO MATEMÁTICA-EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Renata Rodrigues Souza, José Wilson dos Santos
LUDICIDADE E ENSINO DE MATEMÁTICA: FERRAMENTAS ESTRATÉGICAS NA INVENÇÃO DA INFÂNCIA
José Wilson dos Santos, Juliana Medeiros Nunes, Mariele Ortega Vieira, Dieine Jaqueline Afonso, Renata Rodrigues Souza
COMPREENSÕES SOBRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – UMA ANÁLISE DESTE CAMPO NA PERSPECTIVA DE AUTORES E EDITORES DE LIVRO DIDÁTICO
Bruno de Souza Alves, José Wilson dos Santos
A MATEMÁTICA COMO FERRAMENTE PARA A CONSTRUÇÃO DE VERDADES: SOBRE ESTATÍSTICA E GOVERNAMENTO
José Wilson dos Santos, Juliane Medeiros Nunes, Mariele Ortega Vieira, Dieine Jaqueline Afonso, Renata Rodrigues Gonçalves
COLOCANDO EM PRÁTICA A ANTECIPAÇÃO DE AULAS SOBRE FUNÇÕES NA PERSPECTIVA DO ENSINO EXPLORATÓRIO: REFLEXÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Renata Viviane Raffa Rodrigues, Ana Flavia Ferreira Silva, Maria Aparecida dos Santos, Paulo Mallan Gomes de Araujo
TAREFA DOS QUADRADOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO EXPLORATÓRIO
Juliana Medeiros Nunes, Mariele Ortega Vieira, Daniela Oliveira da Silva, Dieine Jaqueline Afonso, Renata Viviane Raffa Rodrigues
CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS DE MATEMÁTICA
Maria Aparecida Mendes de Oliveira, Heiracles Mariano Dias Batista
DAS DIRETRIZES NACIONAIS À PRODUÇÃO CURRICULAR DA LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA – TEKO ARANDU, HABILITAÇÃO EM MATEMÁTICA
João Carlos Pereira de Moraes, Maria Aparecida Mendes de Oliveira
EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS, NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: BRASIL E COLÔMBIA
Carolina Tamayo Osorio, Maria Aparecida Mendes de Oliveira
COMO AS PRÁTICAS DE ENSINO DA MATEMÁTICA CONTRIBUEM NA FORMAÇÃO DOCENTE
Andressa Silva Cavalcante, Cintia Melo dos Santos
UM ESTUDO DO CONTEÚDO DE CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS EM UM LIVRO DIDÁTICO SOB A LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO – TAD.
José Terêncio Neto, Cintia Melo dos Santos
FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA ANÁLISE DOS PROFESSORES SOBRE A RELAÇÃO COM OS RECURSOS
Tatiani Garcia Neves, Cintia Melo dos Santos
DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Tatiani Garcia Neves, Cintia Melo dos Santos
UM OLHAR PARA AS PESQUISAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Maria de Fátima Rodrigues de Souza, Cintia Melo dos Santos
O USO DO MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DOS SÓLIDOS GEÓMETRICOS
Francielly da Rocha Figueiredo, Cintia Melo dos Santos
O AUXILIO DAS PRATICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR
Ellen Lacerda, Cintia Melo dos Santos
CONCEPÇÃO INCLUSIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: CONSCIÊNCIA E INTELIGÊNCIA
Mirlene Ferreira Macedo Damazio
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: ALUNOS COM CEGUEIRA E BAIXA VISÃO EM FOCO
Eunice Moreira dos Santos, Mirlene Ferreira Macedo Damazio
UMA DISCUSSÃO SOBRE ATIVIDADES QUE PREPARAM PARA O CÁLCULO MENTAL A PARTIR DE UM MINICURSO
Jessica Serra Correa da Costa, Janielly Taila dos Santos Verbisck, Marilena Bittar, Tatiani Garcia Neves
O ENSINO DE GEOMETRIA POR MEIO DA REALIDADE VIRTUAL, SOB A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA CONTEMPORÂNEA: um relato de experiência.
Juliani Lucinda Caldeira Ferreira, José Barreto dos Santos
MODELAGEM MATEMÁTICA NA FÍSICA: RELATO DE EXPERIENCIA NO ENSINO SUPERIOR
Francimar Gomes de Oliveira Júnior, Anderson Luis Guirardi
ENSINO E APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU ATRAVÉS DE SITUAÇÕES GEOMÉTRICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Wagner Rodrigues da Silva
FUNÇÕES DE VÁRIAS VARIÁVEIS NO ENSINO MÉDIO: EXPLORAÇÕES POSSÍVEIS NA CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE FUNÇÃO
Wagner Rodrigues da Silva
NÚMEROS RACIONAIS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA COM BASE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Larissa Beatriz Molgora, Glauce Kelly Souza de Oliveira
UMA ANÁLISE DE ERROS DE UMA ATIVIDADE DE MATEMÁTICA COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Rafaela Arcas de Oliveira
OS “IMPOSSÍVEIS” DIÁLOGOS ENTRE A BIOLOGIA E MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR
Janielle da Silva Melo da Cunha, Jéssica Maurino dos Tamaeh Monteiro Alfredo, Aldrin Cleyde da Cunha

Minicurso

USO DAS BARRAS DE CUISENAIRE NO ENSINO DAS OPERAÇÕES DO CAMPO ADITVO E MULTIPLICATIVO
Marianna Florentina Alves de Oliveira Drummond
GEOMETRIZAR: ATRIBUINDO SIGNIFICADOS ÀS PRODUÇÕES DOS ALUNOS
Juscier A. Marmoré de Melo, Milena Soldá Policastro, Miguel Ribeiro, Alessandra Rodrigues de Almeida
MODELAGEM MATEMATICA UMA POSSIBILIADE PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Claudia Carrera da Rosa, Debora Coelho de Souza, Francimar Gomes de Oliveira Junior, Bianca Rodrigues Marcelino Alexandre, Estevão Ovando
ARITMÉTICA NO SISTEMA POSICIONAL DE NÚMEROS
Marcelo Salles Battarce, Flavia Ferreira Barbosa, Juliani Lucinda Caldeira Ferreira, Mariana Aguiar da Silva, Alan Francisco de Souza Gonçalves, Helena Alessandra Scavazza Leme, João Carlos Leal Cunha

Poster

A EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO CAMPO DE PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE UM MAPEAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO
Renata Rodrigues Souza, José Wilson dos Santos
“CONTANDO COM OS DEDOS DE UMA MÃO”: A ADAPTAÇÃO DE UMA TAREFA EXPLORATÓRIA
Daniela Oliveira da Silva, Deiene Jaqueline Afonso, Juliana Medeiros Nunes, Marieli Ortega Vieira, Renata Viviane Raffa Rodrigues
RELAÇÕES ENTRE O ENSINO, A APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO E A INTERMEDIAÇÃO DE SIGNIFICADOS MATEMÁTICOS DO PROFESSOR DE APOIO
Henrique Mantovani da Silva, Renata Viviane Raffa Rodrigues
AS PROPRIEDADES DA MULTIPLICAÇÃO UTILIZANDO A TABELA PITAGÓRICA: UMA VISÃO PARA QUE OS ALUNOS COMPREENDAM E MEMORIZEM A TABUADA
Erika da Silva
ENSINO DE MÉDIA, MEDIANA E MODA COM UM JOGO DE CARTAS: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Juliana Medeiros Nunes, Alessandra Querino da Silva, Joyce Carolina Trombini, Rita Cássia de Oliveira
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ÁREA E PERIMÉTRO DE TRIÂNGULOS COM UM JOGO DE TABULEIRO
Jéssica Maciel Matuoka, Natália Iryna de S. Brandão, Mariana Fanhani Renovato, Alessandra Querino da Silva, Rita Cássia de Oliveira
MATEMÁGICA NO ENSINO DE OPERAÇÕES ARITMÉTICAS BÁSICAS
Ellen Cássia Lacerda, Alessandra Querino da Silva, Rita Cássia de Oliveira
UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO COM O DOMINÓ DE FRAÇÕES NO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Natiele de Almeida Gonzaga, Joyce Carolina Trombini, Jéssica Maciel Matuoka, Natália Iryna de S. Brandão, Alessandra Querino da Silva, Rita Cássia de Oliveira
JOGO TABULEIRO DOS POLIEDROS: UMA PROPOSTA DE ENSINO E INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS
Adrieli Medeiros Nunes, Juliana Medeiros Nunes, Mariele Ortega Vieira, Alessandra Querino da Silva, Rita Cássia de Oliveira