X SICONF - Simpósio de Contabilidade e Finanças de Dourados

UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados

novembro 16, 2020


X Simpósio de Contabilidade e Finanças da UFGD - UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados - 16 a 18 de novembro de 2020

X SICONF - Simpósio de Contabilidade e Finanças de Dourados
Tema: Sustentabilidade e Gestão Pública

Submissão de Artigos e Relatório Técnico: 18/05/2020 até 30/09/2020.
Data do evento: 16/11/2020 até 19/11/2020.

 

CRONOGRAMA – Todas as noites, das 19h às 21h (horário de MS)

2ª feira – 16/11

3ª feira – 17/11

4ª feira – 18/11

*Palestrantes: Prof. Dr. José Roberto Kassai- FEA/USP  e Prof. Dr.  Hans Michael Van Bellen (UFSC)

Tema -  Sustentabilidade

Moderação: Profª  Drª Elise Soerger Zaro

 

*Palestrantes: Prof. Alexandre Quintana (FURG) e Profª Drª  Cláudia Cruz (UFRJ)

Moderação: Prof Dr Rosemar José Hall

 

 

**Apresentação de trabalhos

 

*Local: Ambiente virtual, pelo canal do youtube da FACE / UFGD

** Salas virtuais por meio do google meet

Endereço da página do evento: http://ocs.ufgd.edu.br/index.php?conference=scf&schedConf=SICONF2019

Problema

 

2ª feira – 16/11/2020 – 19h às 21h

José Roberto Kassai

Professor da FEA/USP e da UNIVESP, Doutor e Mestre em Contabilidade e Controladoria, Coordenador do Núcleo de Estudos em Contabilidade e Meio Ambiente (NECMA/USP), com especializações realizadas na Bélgica, no Japão e na Amazônia, exerceu cargos executivos em empresas e em consultoria empresarial, Ex-Fiscal de Rendas SP, membro e conselheiro da FIPECAFI. Autor e co-autor de diversos artigos e dos livros: Contabilidade Ambiental - Relato Integrado e Sustentabilidade (GEN/Atlas), Retorno de Investimento (Atlas), Cálculos para Negócios (Casio), Pequenas Empresas (Sebrae), Compêndio Indicadores de Sustentabilidade das Nações (WHH), Environmental Equity of Nations: Reflection on the Scenario of Climate Change (McGraw-Hill Italy), Contabilidade Gerencial e Sustentabilidade (Atlas), Relato Integrado/O Futuro da Governança Corporativa IBGC (Saint Paul), Integrated Reporting a new accounting disclosore (Palgrave Macmillan UK - Italy). Membro da Superintendência de Gestão Ambiental da Universidade de São Paulo (SGA/USP), membro do Conselho Fiscal da Fundação Amazonas Sustentável, membro do colegiado do Conselho Consultivo do Global Reporting Initiative no Brasil (GRI); Coordenador do USP International Conference in Accounting. (Texto informado pelo autor)

Certificado pelo autor em 29/05/2020

Hans Michael Van Bellen

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) com realização de doutorado modalidade Sandwich pela Universität Dortmund (2001) e realização de Pós Doutorado junto a University of California - Berkeley. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina, vinculado ao Departamento de Engenharia do Conhecimento do Centro Tecnológico. Atua como docente e pesquisador nos programas de pós graduação em Administração e Contabilidade. Tem experiência na área de Administração atuando principalmente nos seguintes temas: indicadores de sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, gestão da sustentabilidade, governança pública e economia ecológica. Coordena o grupo de Pesquisa Observatório da Sustentabilidade e Governança da UFSC e participa dos grupos SIADES - Sistema de Informações Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável da USP, SandS - Surf and Sustainability Research Group do grupo de pesquisa em Empreendedorismo e Inovação. (Texto informado pelo autor)

Certificado pelo autor em 05/10/2020

 

3ª feira – 17/11/2020 – 19h às 21h

PALESTRANTES

Alexandre Costa Quintana

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente professor da Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - Mestrado Acadêmico da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Autor dos Livros: Fluxo de Caixa: Demonstrações Contábeis; Contabilidade Pública; Exame de Suficiência do CFC Comentado; Transparência: instrumento para governança pública no Brasil; NBCASP - Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público sob a ótica das IPSAS: um estudo comparativo; Contabilidade Básica; e Controle Gerencial e Educação em Contabilidade: discutindo perspectivas. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Educação em Contabilidade e Contabilidade Aplicada ao Setor Público. (Texto informado pelo autor)

Certificado pelo autor em 02/10/2020

Claudia Ferreira da Cruz

Claudia Cruz é Doutora em Controladoria e Contabilidade (PPGCC/FEA/USP - 2015), Mestre em Ciências Contábeis (PPGCC/UFRJ - 2010) e Graduada em Ciências Contábeis (UEFS/BA - 2008). Atualmente exerce atividades de docência e pesquisa na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência em treinamentos corporativos de padrões internacionais de Contabilidade. Áreas de interesse e atuação em pesquisa: Contabilidade e Finanças Públicas; Transparência e Accountability na Gestão Pública; Disclosure de Informações Contábeis; e Padrões Internacionais de Contabilidade. (Texto informado pelo autor)

Certificado pelo autor em 29/09/2020

 

4ª feira – 18/11-– 19h às 21h

Apresentação de trabalhos

Horário de MS

Artigo

Autor Apresentador

19:20

O CAPITAL ASSET PRINCING MODEL NO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO: TESTE DE FATORES DE RISCO NAS EMPRESAS DO AGRONEGÓCIO LISTADAS NA B3

Amanda Ruivo (1042)

19:40

AGENDA 2030 EXPECTATIVAS NA GESTÃO E CONTABILIDADE PÚBICA NO BRASIL E COLÔMBIA

Vanuza Figueiredo (1075)

20:00

ORÇAMENTO EMPRESARIAL NA CONCESSIONÁRIA DE VEÍCULOS TRILHA SC – UMA APLICAÇÃO DA PROPOSTA DE GARRISON, NOREEN E BREWER

Sandro Vieira Soares (1053)

20:20

O EFEITO CENÁRIO MACROECONÔMICO NO TRADE-OFF ENTRE LIQUIDEZ E RENTABILIDADE NO VAREJO ELETRODOMÉSTICO BRASILEIRO

Jeferson de Araujo Funchal (1028)

20:40

ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA DAS COOPERATIVAS DE CRÉDITOS: UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DE RONDÔNIA

Wesley Alves Pereira (1035)

21:00

A GESTÃO AMBIENTAL E O ACOMPANHAMENTO DOS GASTOS AMBIENTAIS NO SETOR PÚBLICO: UMA ANÁLISE NOS MUNICÍPIOS DO AGRESTE SERGIPANO (SE)

João Alves Carvalho Filho (1039)


- Apresentação por meio de salas virtuais do google meet em no máximo 10min (com sugestões da banca, bem pontuais).

Aos inscritos de outras cidades, que não são obrigados a apresentar, convida-se para apresentação de forma virtual ou gravação de um vídeo, o qual será colocado no canal da FACE.

Inscrições: Sem envio de trabalhos -  Gratuitas aos participantes

Com Envio de trabalhos: - R$ 30,00 (com apresentação)

- R$ 50,00 (sem apresentação)

 

 

Inscrições: Acesse AQUI

Submissões: Acesse AQUI

Submissão de Relatório Técnico (novidade).

Submissão de artigos com Fast-Track para periódicos nacionais:

Cadernos de Gestão e Empreendedorismo
PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review
Revista Ambiente Contábil
Revista APGS
Revista Contabilidade e Controladoria
Revista Controladoria e Gestão
Revista de Contabilidade da UFBA
Revista de Gestão e Negócios do Esporte
Revista Desafio (on-line)
Revista Metropolitana de Governança Corporativa
Revista Opara
Revista Razão Contábil e Finanças
Revista REGE
Revista Sinergia
Revista ABCustos
Revista Mineira de Contabilidade
Evento com ISSN

 


Informações sobre a Conferência