Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, X SICONF - Simpósio de Contabilidade e Finanças de Dourados

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COVID-19 E COMPORTAMENTO EMPRESARIAL: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA DOS STAKEHOLDERS NO SETOR DA MODA NO BRASIL
Senhorita Nadielli Maria dos Santos Galvão

Última alteração: 2020-11-17

Resumo


Em 11 de Março de 2020 a Organização Mundial da Saúde decretou estado de Pandemia pela Covid-19, doença que teve sua primeira notificação na China. Desde então diversos países têm adotado medidas restritivas para evitar o contágio do vírus causador da doença. Tais ações têm levado à suspensão de diversas atividades comerciais, sendo que o setor da moda tem sido citado entre aqueles mais afetados. O objetivo do estudo foi verificar os stakeholders com os quais as empresas do setor da moda no Brasil buscaram uma aproximação diante iminência da Covid-19 e qual a atitude das instituições frente a essa pandemia. Procedeu-se a coleta de dados nas teleconferências referentes ao último trimestre de 2019, realizadas após o dia em que já havia sido decretado o estado de pandemia. Verificou-se que as empresas possuem cinco grupos de stakeholders: Funcionários, clientes, fornecedores, governo e investidores. Porém, o maior alvo das empresas no momento da pesquisa estava sendo os funcionários, visando a saúde do trabalhador e a manutenção do emprego; bem como os clientes focando na manutenção das vendas e do contato com este grupo. A pesquisa esclareceu como algumas empresas estão se comportando e com quais grupos têm procurado relacionar-se no momento crítico. O estudo permite que interessados no setor analisado tenham acesso a uma informação sistematizada sobre quais têm sido as ações adotadas pelas instituições visando mitigar os resultados negativos tanto no âmbito financeiro como da saúde pública.


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