Última alteração: 2020-11-17
Resumo
A pesquisa tem como objetivo identificar a relação entre a presença feminina no Conselho de Administração (CA) e no Comitê de Auditoria e o desempenho financeiro das empresas listadas no Novo Mercado, referente aos anos de 2016 a 2018. Destaca-se a importância da presença feminina em cargos mais elevados e a desigualdade entre o total de membros e o percentual de mulheres. Realizada por meio de pesquisa descritiva, documental e quantitativa, em empresas listadas no segmento do Novo Mercado da B3. O método estatístico utilizado foi a correlação pelo método ρ de Spearman, utilizando os dados de desempenho e as características de composição do CA e do Comitê de Auditoria. Infere-se que a presença feminina no CA e no Comitê de Auditoria apresenta correlação positiva com o desempenho financeiro das empresas brasileiras de capital aberto pertencentes ao nível Novo Mercado. Entretanto, não se pode afirmar que tal relação é de causa e consequência, uma vez que apenas para variável ROA o resultado apresentou significância de confiabilidade. Haja vista que os resultados evidenciaram relação positiva entre a presença feminina, porém insuficiente para afirmar se contribui ou não com o desempenho econômico- financeiro da empresa.