Última alteração: 2020-11-17
Resumo
Este artigo tem objetivo identificar a utilização dos indicadores de desempenho, considerando as diferentes perspectivas do Balanced Scorecard nas organizações que compõe o segmento de Telecomunicações e listadas na B3. Os dados obtidos nos Relatórios de Administração e Formulários de Referências divulgados em meio eletrônico no site das empresas foram analisados utilizando o método da análise de conteúdo. Em todos os relatórios analisados foram encontrados indicadores de desempenho, sendo possível enquadrá-los dentro da perspectiva financeira, a perspectiva de clientes, a perspectiva de processos internos e a perspectiva de aprendizagem e crescimento, propostas pelo Balanced Scorecard. Foi identificado um maior número de indicadores relacionados à perspectiva de clientes, destacando os indicadores relativos à qualidade e satisfação do atendimento, além do aprimoramento da experiência e relacionamento do cliente por meio de recursos de inteligência artificial, aplicativos e redes sociais. A partir das análises realizadas ficou evidenciado a diversidade e a não padronização dos indicadores, o que demonstra que a seleção dos indicadores reflete a estratégia organizacional. Infere-se, portanto, que, como instrumento do Sistema de Controle Gerencial, o Balanced Scorecard, se adequa ao setor de Telecomunicações.
Palavras-chave: Contabilidade Gerencial; Artefatos; Indicadores de desempenho.