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ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 NA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA IFES
Cristiano Sausen Soares

Última alteração: 2020-11-17

Resumo


O estudo tem por objetivo investigar a percepção dos discentes de ciências contábeis de uma IFES que adotou o ensino remoto no período da pandemia do Covid-19. Para tanto, classificado como qualitativo e descritivo, o estudo coletou dados mediante entrevistas realizadas por meio de grupos focais com a participação de alunos matriculados em quatro disciplinas no curso de ciências contábeis da UFSM. Os resultados indicam que os alunos percebem elevação do nível de estresses no período, destacando como aspectos que contribuem para adoção do ensino remoto fatores estruturais, pessoais e coletivos, e didáticos e pedagógicos. Por sua vez, quanto aos aspectos que não facilitam o ensino remoto, são apontados os fatores: externos; individuais; e, corpo docente. Assim, na percepção dos participantes da pesquisa, observa-se uma visão otimista para as tendências futuras, com alterações nos aspectos humanos, institucionais e formativos. O resultados do estudo podem contribuir às demais instituições de ensino que estão adotando o ensino remoto para continuidade das atividades acadêmicas no período em se faz necessário o distanciamento social, bem como os docentes que estão planejando suas atividades, sendo observada a importância das metodologias ativas para auxiliar o aluno na construção do conhecimento.


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