Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, XI SICONF - Simpósio de Contabilidade e Finanças de Dourados

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FORMAS DE ENSINO SUPERIOR ADOTADAS NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE DOURADOS – MS DURANTE A PANDEMIA
Rosiane Rocha dos Santos Morais, Maria Aparecida Farias de Souza Nogueira

Última alteração: 2021-10-25

Resumo


O artigo apresenta um estudo de caso, sobre as instituições públicas, no município de Dourados, no Estado de Mato Grosso do Sul, referindo-se à Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), no qual teve como objetivo geral identificar as formas de ensino adotadas, durante a pandemia do Covid-19, que segue até o presente momento da publicação deste. A metodologia utilizada para a realização deste artigo descritiva, documental, qualitativa e estudo de caso, em que será detalhada no decorrer deste. Os resultados apresentam as seguintes ferramentas utilizadas para o ensino remoto pelas instituições analisadas: Ava Moodle e o Google for Education Plataformas digitais do Google Meet; Classroom, Zoom; Microsoft Skype; Moodle; RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) e Microsoft Teams. As modalidades apresentadas são: não presencial; presencial; híbrida e AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). E por fim, as avaliações utilizadas neste período – síncronas e assíncronas. Fica demonstrado que o ensino remoto impactou o processo ensino-aprendizagem, trazendo para os docentes, discentes e técnicos em educação uma situação anormal.


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