Última alteração: 2021-10-28
Resumo
O objetivo da presente pesquisa é fornecer um panorama sobre o uso de métodos quantitativos em pesquisas sobre educação financeira. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura, cuja amostra é composta por 13 artigos. A análise desta pesquisa é bibliográfica e os resultados mostram que a técnica estatística mais utilizada foi a estatística descritiva, adotada em 26,9% da amostra, seguida da Análise de Regressão Múltipla usada em 23,1% e Análise da Variância – ANOVA (11,5%). Por sua vez, o questionário foi o instrumento de coleta de dados mais utilizado, sendo aplicado em 12 dos 13 artigos analisados. Para construção dos questionários, houve predominância do uso da escala Likert de 5 pontos (30,8%). Já o software mais utilizado para as análises foi o SPSS, com 4 registros. As contribuições geradas buscaram ampliar a compreensão sobre o uso de métodos quantitativos em pesquisas na temática, tendo em vista a importância do emprego das técnicas adequadas, pois este é uma das maiores causas de rejeição de artigos submetidos para publicação em periódicos. Além disso, o artigo aponta alguns direcionamentos que podem auxiliar em futuros estudos.