Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, XIII SICONF - Simpósio de Contabilidade e Finanças de Dourados

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A AUSÊNCIA DE MATRIZ ORÇAMENTÁRIA PARA OS CURSOS DE ENSINO SUPERIOR À DISTÂNCIA E O SEU IMPACTO NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
Roberta Ferreira da Silva, Lívia Andréa Zaleski Baldochi, Maria Aparecida Farias de Souza Nogueira

Última alteração: 2023-11-28

Resumo


Este artigo investiga a ausência de uma matriz orçamentária específica para os cursos de Ensino Superior à Distância e seu impacto na Faculdade de Educação à Distância (EaD) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Ao fixar a Matriz OCC (Orçamento, Custeio e Capital) para as universidades federais, o Ministério da Educação (MEC) considerou para base de cálculo, apenas o quantitativo de alunos da graduação e pós-graduação dos cursos presenciais, deixando de contemplar o quantitativo de alunos dos cursos superiores à distância. A abordagem utilizada neste estudo é qualitativa, com suporte de métodos quantitativos para a análise de dados referentes à distribuição orçamentária anual para as Unidades Acadêmicas da UFGD, em especial para a Faculdade de Educação à Distância EaD/UFGD. A pesquisa documental foi conduzida por meio de consultas a sites do Governo Federal, da UFGD, da EaD, Boletim de Serviço da UFGD. Após a coleta dos dados, foi realizada uma análise para verificar os impactos gerados para a Faculdade, mais especificamente aos dois cursos permanentes de Letras Libras (licenciatura e bacharelado). Os dados utilizados para a análise abrangem o período de 2018 a 2022 e incluem os recursos distribuídos à Faculdade pela UFGD, os gastos com aluguel durante o período em que a EaD ocupou um prédio locado pela UFGD, bem como uma análise comparativa e de impacto dos recursos recebidos por meio do Programa "Viver sem Limites".


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