Última alteração: 2022-11-21
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo identificar qual o grau de aderência dos sistemas de controles internos das instituições de ensino federais com o COSO ERM. A pesquisa é de natureza aplicada, descritiva com abordagem quantitativa, os procedimentos para obtenção dos dados foram realizados por intermédio de um questionário replicado da pesquisa de Araújo (2014), com 41 (quarenta e uma) questões, respondidas em escala Likert. Foram entrevistados 24 (vinte e quatro) servidores públicos das instituições de ensino federais do estado de Pernambuco. A análise foi realizada através de gráficos e tabelas, concluindo que o grau de aderência do controle interno das instituições federias de ensino é considerado bom de acordo com os princípios elaborados pelo framework COSO ERM. Evidenciou também que os componentes que apresentaram melhor grau de aderência foram: Definição dos Objetivos e Identificação dos eventos com 72,67% e 70,52% respectivamente. A pesquisa mostrou-se relevante por avaliar e mensurar a qualidade do funcionamento do controle interno dessas instituições.