Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, XII SICONF - Simpósio de Contabilidade e Finanças de Dourados

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TEORIA DA CONTABILIDADE VERSUS ESTRUTURA CONCEITUAL: EXTINÇÃO E ASCENSÃO NO ENSINO DA CIÊNCIA CONTÁBIL?
João Eudes Souza Calado, José Matias-Pereira

Última alteração: 2022-11-18

Resumo


Resumo

O artigo tem como objetivo promover reflexões acerca da visibilidade atribuída às Estruturas Conceituais estabelecidas pelos normatizadores da contabilidade nos últimos anos e que tem deixado cada vez mais em segundo plano as contribuições do ensino da teoria da contabilidade para a formação dos profissionais, o qual se questiona: será a extinção do ensino da Teoria da Contabilidade e a ascensão do ensino das Estruturas Conceituais nos cursos de contabilidade? Estudo qualitativo, caraterizado como ensaio teórico, apresenta uma revisão integrativa qualitativa da literatura com a contribuição histórica dos teóricos até o estabelecimento das regras contábeis pelos normatizadores, bem como discute o estado da arte sobre os avanços e desafios da atualidade. Como reflexões, este ensaio aponta para uma aparente distância entre teóricos e normatizadores, a necessidade de espaços para os debates entre acadêmicos e práticos, incluindo-se os espaços para publicações das pesquisas teóricas. Neste sentido, segregar o ensino da Teoria da Contabilidade ao das Estruturas Conceituais não parece ser o melhor caminho, mas unir, não esquecendo que os práticos também podem contribuir para o avanço da ciência e do conhecimento. Como limitação o estudo apresenta a análise interpretativa dos autores a partir de uma literatura limitada, onde outros olhares poderão trazer novas contribuições para a questão, e como sugestão para o avanço do estudo, a análise qualitativa comparativa dos conteúdo dos planos de ensino da disciplina de Teoria da Contabilidade ofertadas nas graduações e pós-graduações.

Palavras-chave: Ensino; Teoria da contabilidade; Estrutura Conceitual; Extinção; Ascensão.


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