Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, VIII Simpósio de Contabilidade e Finanças da UFGD

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GESTÃO DA INADIMPLÊNCIA E MÉTODOS DE COBRANÇA: UM ESTUDO NAS INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS
Roberta Portella Novaes, Edicreia Andrade dos Santos, Flávio Luiz Lara

Última alteração: 2018-12-17

Resumo


Pretende-se neste artigo apresentar métodos de cobrança utilizados nas instituições bancárias. As instituições bancárias devem constantemente controlar e buscar soluções para manter seus índices de inadimplência os mais baixos possíveis, garantindo sustentabilidade financeira. Este artigo tem por objetivos analisar processos de crédito, cobrança e combate à inadimplência em Instituições Financeiras Bancárias e discorrer sobre práticas de prevenção e controle da inadimplência buscando maior rentabilidade e eficácia. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo, utilizando-se da abordagem qualitativa, com levantamento de dados por meio dos livros, artigos e documentos, recolhendo informações e conhecimentos prévios acerca do tema inadimplência bancária a fim de obter um conjunto de procedimentos que podem ser adotados para maior chance de sucesso no processo de cobrança e retorno do crédito. Os resultados demonstram que os procedimentos apresentados podem ser incorporados nos procedimentos de cobrança das instituições bancárias. As conclusões basearam-se nos dados obtidos através da pesquisa, e pretende deixar contribuições que ajudem a obter soluções e melhorias no processo de cobrança.

Palavras-chave


Banco. Crédito. Inadimplência. Cobrança

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