Última alteração: 2018-09-30
Resumo
Objetivando constatar o nível de leitura de estudantes recém ingressos no ensino médio, aplicou-se a estes dois questionários. O primeiro procurou verificar o nível de leitura e interpretação literária destes estudantes, baseado no entendimento que estes já estariam preparados para dar continuidade ao ensino e aprendizado com a bagagem do ensino fundamental. Portanto, buscamos averiguar se eles estão ingressando na nova etapa de ensino preparados como leitores críticos. Para isso, utilizamos como instrumento a leitura interpretativa do conto “Uma Vela Para Dario” de Dalton Trevisan. O segundo questionário foi para a coleta de dados socioculturais, tendo em vista a interferência destes no processo de aprendizagem como um todo e também na influência que suas realidades financeiras e culturais exercem na atividade de leitura. Para embasar nossas análises, utilizamos teóricos que discutem a temática, entre eles destacamos Colomer (2007), Silva (2009), Cortázar (apud Gerónimo, 2016), Bourdieu (1979) e Gotlib (2006). Estes autores nos auxiliaram a interpretar os dados que nos levaram a conhecer, com mais propriedade, nosso objeto de pesquisa. Isto possibilitou verificarmos o uso da Literatura no processo de ensino desta realidade, considerando duas hipóteses: a Literatura tem grande funcionalidade na construção do leitor desde os primórdios de sua vida escolar, não sendo apenas conhecida como uma disciplina no ensino médio e a precariedade de ambiente de leitura e a própria falta de matéria é uma realidade encontrada em muitas escolas públicas. Somando-se a esses fatos, verificamos o papel do professor inserido nesta situação de trabalho.
Palavras-chaves: Leitura; Literatura; Ensino; Conto.