Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, IV SELAC - Seminário de Literatura e Arte contemporânea - 2019

Tamanho da fonte: 
A COSTURA SEMIÓTICA PSICANALÍTICA DO SUJEITO
Cyntia Thais Gnoatto Sguario, Gicelma da Fonseca Chacarosqui Torchi

Última alteração: 2019-07-24

Resumo


A identidade cultural é um conceito muito estudado nos últimos tempos, noentanto, ela sempre existiu. Ou seja, desde os primórdios os homens se organizavam emgrupos sociais, os quais compartilhavam informações e identificações com seus membros.Para entender a identidade cultural é necessário entender a constituição do Sujeito e seufuncionamento, seu sistema psíquico e suas transformações através do tempo. Muitas são asformas e teorias que tentam analisar estes enigmas, a semiótica e a psicanálise são duas delas,as quais se entrelaçando são capazes de fornecer grandes progressos conceituais no sentidodo entendimento do sujeito em seu desenvolvimento. O significante lacaniano assim como osigno semiótico peirceano só são passiveis de existir e advir ao pensamento humano a partirda cultura ou psicanaliticamente falando do . Neste campo cultural, outro importantesemioticista traz luz a este estudo, Yuri Lótman (1976), que com a semiótica da cultura,tricota os saberes de Peirce (2005) e Lacan (1985). Neste sentido, é a partir da costura destasteorias que este trabalho se entretela e neste alinhavar, apresenta como objetivo compreendercomo se dá a constituição da identidade do sujeito, em especial do sujeito sul-matogrossense,através da semiótica peirceana e da psicanálise lacaniana, dentro do campocultural, explicitado pela semiótica lótmaniana. Para tanto, realizamos uma pesquisabibliográfica com base nas obras dos referidos autores, analisando a tríade do signo peirceanoe sua equivalência na tríade do funcionamento psíquico lacaniano onde o significante seengendra e se é possível afirmar que é através desse movimento tricotômico de pensamentoque o sujeito constitui seu psiquismo dentro da cultura para desta forma podermos pensar aconstituição da identidade cultural do sujeito, especificamente, do sujeito sul-mato-grossenseusando como suporte para análise o livro Exercícios de Ser Criança (1999), de Manoel deBarros.

Texto completo: PDF