Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, IV SELAC - Seminário de Literatura e Arte contemporânea - 2019

Tamanho da fonte: 
A LITERATURA INDÍGENA INFANTOJUVENIL NO CONTEXTO ESCOLAR
Janete Ajala da Silva, Célia Regina Delácio Fernandes

Última alteração: 2019-07-24

Resumo


Nesta comunicação será apresentado o projeto de dissertação de mestrado emLetras que tem por objetivo estudar os modos de representação de personagens indígenas naprodução literária infantojuvenil brasileira contemporânea. Para trabalhar as questõesrelacionadas aos povos indígenas no contexto escolar, pretende-se pesquisar as obras de umaautora da Literatura Indígena chamada também de Literatura Nativa; examinar a relaçãoentre o verbal e o visual; averiguar leis e portarias acerca da necessidade de se estudar atemática indígena no ensino básico e, ainda, refletir sobre a importância dessa abordagem nasala de aula. O corpus de análise é constituído por três obras da escritora indígena ElianePotiguara: A cura da Terra (2015); O coco que guardava a noite (2012); e O pássaroencantado (2014). A seleção, somente, de autoria feminina indígena, se dá pelo fato de que atemática indígena, de um modo geral, por muito tempo foi representada por escritores nãoindígenas, habituados a um olhar colonizador com certo convencionalismo, que retratam acultura indígena como inferior e estereotipada (BHABHA, 1992). Desse modo, esta pesquisa,de caráter documental e bibliográfico, almeja uma análise aprofundada da temática, tendo emvista que os estudos no campo da literatura infantojuvenil de autoria indígena é bastanterecente e esparso, e a Literatura Nativa ainda é algo novo, no acervo de obras que compõema Literatura Indígena. Ante o exposto, este projeto de mestrado busca, além de contribuir coma ampliação dos estudos a respeito da Literatura Indígena infantojuvenil, divulgar a cultura ea história escrita por autoras indígenas, diminuir preconceitos e estereótipos, ainda presentesna sociedade e no contexto escolar, e incentivar a leitura dessas obras. Também esperacontribuir na formação de leitores multiculturais e plurais no âmbito escolar, para aconstrução de uma sociedade inclusiva e, principalmente, justa. Para a análise das obras,parte-se, prioritariamente, dos estudos de Bonin (2012), Bhabha (1992), Campbell (1990),Candido (1995), Cassirer (1992), Chartier (1988), Eliade (1972), Fernandes (2017), Graúna(2016), Hall (2016); (2015), Hollanda (2018), Jekupé (2009); (2013), Mundukuru (2014) eThiél (2012).

Texto completo: PDF